Você já deve ter notado que um dos aplicativos nativos que já vem instalado nos iPhones/iPads e Macs é o Casa (Home). A ideia principal dele é reunir todos os acessórios inteligentes que são compatíveis com o protocolo HomeKit.
Mas o que seria exatamente isso e como ele pode facilitar a sua vida? É o que responderemos, em detalhes, a seguir!
O que é o HomeKit?
O HomeKit é um framework da Apple para a casa inteligente. Usando acessórios de terceiros compatíveis com esse padrão, é possível controlar lâmpadas, fechaduras, ventiladores, interruptores e mais diretamente pelo seu dispositivo, seja usando o app Casa ou a Siri.
Além de poder controlar todos esses acessórios individualmente, o app Casa permite que você crie cenas ou automações específicas para esses acessórios. Exemplo: ao dizer “Bom dia”, você pode programar para que sua cafeteira (plugada numa tomada inteligente) comece a fazer o café, ao mesmo tempo em que abre as janelas da sua casa, liga uma música no HomePod, desliga o ar-condicionado do quarto, entre outras coisas.
Todos esses acessórios também podem ser controlados à distância, contanto que você possua uma Apple TV, um HomePod ou um iPad que fique em casa — os três aparelhos podem trabalhar como um hub para a sua casa inteligente.
Câmeras
Dentro do HomeKit, a Apple também oferece uma opção bastante interessante, chamado Vídeo Seguro do HomeKit (HomeKit Secure Video). Usando câmeras de vídeo/segurança compatíveis, você pode facilmente visualizar as atividades da sua casa que tenham sido capturadas por elas — normalmente as câmeras são capazes de detectar pessoa, animais, veículos ou até mesmo pacotes deixados em frente à sua casa (algo comum para quem mora nos Estados Unidos, por exemplo).
Caso você assine o iCloud+, é possível visualizar os últimos dez dias de atividade pelo app Casa. A depender do seu plano, você pode ter de uma câmera até um número ilimitado:
- Plano de 50GB: uma única câmera
- Plano de 200GB: até cinco câmeras
- Plano de 2TB: câmeras ilimitadas
Quais acessórios são compatíveis?
Atualmente, há centenas de acessórios compatíveis com o HomeKit, mas no Brasil pode ser um pouquinho mais difícil de encontrá-los. Além disso, como a maioria é importada, os preços não costumam ser tão convidativos assim se formos comparar aos acessórios compatíveis com a Amazon Alexa ou o Google Assistente.
De qualquer maneira, a Apple indica que os acessórios compatíveis com o framework têm, em sua embalagem, o logo de uma casa junto com os dizeres “Works with Apple HomeKit”.
Para facilitar, nós preparamos — há um tempo — um artigo especial com uma lista desses dispositivos compatíveis que estão à venda oficialmente no Brasil.
O HomeKit é seguro?
Como todos os serviços disponibilizados pela Apple, o app Casa e os acessórios do HomeKit também levam a segurança muito a sério. Todos os dados referentes a sua casa são devidamente criptografados e armazenados nas Chaves do iCloud do dispositivo, e os aplicativos compatíveis com esse padrão seguem alguns termos rígidos para garantir que os seus dados sejam protegidos.
Além disso, eles também são codificados quando são enviados entre o seu dispositivo da Apple e aqueles que você controla a casa, mesmo que ele esteja em outros locais.
A Maçã garante também que as gravações das câmeras de segurança que usam o recurso Vídeo Seguro do HomeKit são analisadas de forma privada, apenas nos seus dispositivos. Posteriormente, elas são enviadas com segurança para o iCloud por meio de uma criptografia de ponta a ponta.
Como adicionar um acessório ao app Casa?
Com um acessório compatível em mãos, você já pode configurá-lo e adicioná-lo ao app Casa.
Para isso, você precisará necessariamente de um iPhone/iPad ou, então, um iPod touch; o app para Mac, ao menos por enquanto, não possibilita que você adicione novos produtos à sua casa inteligente.
Antes de começar a configuração em si, certifique-se de que o acessório esteja ligado e por perto. Além disso, verifique com a fabricante se ele não precisa de outro produto compatível com o HomeKit para funcionar (caso das linha de lâmpadas Philips Hue, por exemplo).
Feito isso, abra o app Casa, toque em “Adicionar Acessório” ou no botão “+”, e em “Adicionar Acessório”. Use a câmera do seu dispositivo para escanear o código de oito dígitos do HomeKit ou o código QR contido no próprio aparelho ou no manual.
Caso você tenha um iPhone 7 ou posterior e visualize um símbolo parecido com o do sinal Wi-Fi no dispositivo, basta segurar o smartphone perto dele para adicioná-lo de uma forma mais rápida ao app.
Depois, toque no acessório quando ele for exibido na tela. Caso a mensagem “Adicionar Acessório à Rede?” for mostrada, toque em “Permitir”. Dê um nome ao dispositivo e coloque-o em um cômodo da sua casa (como sala ou quarto). Assim, você poderá controlá-lo usando a sua voz, pela Siri. Por fim, toque em Seguinte » OK.
E você, usa algum acessório compatível com o HomeKit por aí? Não deixe de contar a sua experiência aqui para a gente.
Ah, e se você estiver interessado em obter mais informações sobre o app Casa e o HomeKit em si, nosso canal no YouTube é recheado de dicas bacanas de acessórios. 😊