O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
iPhone sendo roubado

Como impedir que bandidos troquem a senha do iPhone

A dica é feita usando o recurso Tempo de Uso, lançado com o iOS 12

Há vários anos, a Apple se empenha em lançar novos recursos voltados à segurança dos seus consumidores. Um exemplo claro disso é o app Buscar (Find My), que hoje é capaz de rastrear um iPhone perdido mesmo que ele esteja desligado ou sem uma conexão com a internet.

Publicidade

Recentemente, nós falamos por aqui sobre como os bandidos estão conseguindo burlar o sistema, trocando até mesmo a senha do ID Apple.

Com isso, eles conseguem não só acessar completamente o dispositivo, como também desativar a rede do app Buscar, impossibilitando que ele possa vir a ser encontrado por você — tudo graças a uma “brecha” do próprio iOS a qual permite que você troque a senha do ID Apple simplesmente digitando o código de desbloqueio do iPhone (normalmente de quatro ou seis dígitos, algo fácil para um bandido solicitar a você na hora do roubo).

No post em questão, nós deixamos uma dica de inserir uma senha maior ou até uma alfanumérica — desta forma, sua senha fica mais difícil mas você não é prejudicado no dia a dia já que pode usar o Face ID/Touch ID para desbloquear o dispositivo.

Publicidade

Porém, há uma outra dica muito simples que pode ajudar bastante nesses momentos de vulnerabilidade. Ela envolve o recurso Tempo de Uso (Screen Time), lançado junto ao iOS 12.

Por ele, você pode criar uma nova senha para esse recurso em si e, com isso, não permitir alterações no código ou no seu ID Apple, por exemplo. Veja, a seguir, os detalhes de como ativar essa proteção extra!

Antes, um adendo importante: após seguir os passos abaixo, as áreas de configurações do seu ID Apple em “Ajustes” e o gerenciamento das suas assinaturas na App Store ficarão inativas. Portanto, caso precise fazer alguma mudança nessas áreas, primeiro será necessário desativar as restrições. 😅

No iPhone, abra os Ajustes e toque em “Tempo de Uso”. Em seguida, selecione “Usar Código do Tempo de Uso” e crie um novo código — é importante que você escolha um que seja diferente daquele usado para desbloquear o iPhone, afinal a ideia aqui é dificultar a ação do bandido. Depois, confirme-o digitando ele novamente.

Em seguida, digite o seu ID Apple. É por ele que você poderá redefinir o código do Tempo de Uso, caso esqueça-o. Por fim, toque em “OK” (no canto superior direito).

Publicidade

Feito isso, na tela principal do Tempo de Uso, toque em “Conteúdo e Privacidade” e ative as “Restrições”. Confirme inserindo o código usado para configurar recurso.

Em seguida, desative a permissão para alterar as seguintes opções:

  • Serviços de Localização
  • Alterações de Código
  • Alterações da Conta

Com isso, mesmo que o bandido tenha acesso ao seu iPhone e a sua senha de desbloqueio, ele não conseguirá fazer alterações na sua conta (ID Apple), no código usado para desbloquear o aparelho em si ou desativar a rede do app Buscar.

Dica extra: oculte a compra do app Suporte da Apple

O problema é que, se for bastante experiente, o meliante ainda pode conseguir alterar a sua senha do ID Apple usando o app Suporte da Apple, disponível na App Store.

Publicidade

Por isso, é preciso que você não só apague ele do seu aparelho, como também oculte a sua compra na loja de aplicativos.

No iPhone, por exemplo, abra a App Store e toque na sua foto (no canto superior direito). Em seguida, vá em “Compras” e procure pelo app Suporte da Apple. Ao encontrá-lo, deslize o dedo para a esquerda em cima dele e toque em “Ocultar”.

Com isso, se por acaso o bandido lembre desse truque e tente baixar o app no iPhone, ele dará de cara com uma tela de inserção do ID Apple, ou seja, ele não conseguirá fazer isso.


Belas dicas, não acham?! 😉

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: Este é um artigo editorial do MacMagazine que foi posteriormente modificado com a inserção de um ou mais links publicitários.

dica do Gustavo

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Chrome quer reinventar o histórico de navegação

Próx. Post

Como alterar os ajustes do mapa no app Buscar [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados