A segunda versão beta do iOS 15.4, disponibilizada ontem, corrige um bug o qual permitia que o iPhone enviasse gravações da Siri para a Apple — mesmo em casos em que essa opção tivesse sido desabilitada pelo usuário.
A Apple disse à ZDNet que está apagando todas as gravações coletadas devido ao bug. Depois de descobrir a falha, a empresa desativou o recurso para muitos usuários quando lançou o iOS 15.2 — mas só o está corrigindo por completo agora.
Com o iOS 15.2, desativamos a configuração Melhorar Siri e Ditado para muitos usuários da Siri enquanto corrigimos um bug introduzido no iOS 15. Esse bug inadvertidamente ativou a configuração para uma pequena porção de dispositivos. Desde que identificamos o bug, paramos de revisar [as gravações] e estamos apagando os áudios recebidos de todos os dispositivos afetados.
Esse é o motivo pelo qual quem está testando a segunda beta do iOS 15.4 pode receber um alerta solicitando a permissão para ativar o recurso Melhorar Siri e Ditado depois de instalar o update.
Não há informações sobre quantas gravações a Apple coletou acidentalmente nem quem foi afetado. Vale lembrar que a Maçã tornou disponível a opção para desativar o compartilhamento de gravações com a Siri em outubro de 2019, com o lançamento do iOS 13.2 — após ser descoberto que funcionários terceirizados da companhia podiam escutar trechos de conversas de usuários.