O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

★ Telescópio James Webb: conheça os detalhes do novo lançamento da NASA

Telescópio James Webb

Em pleno Natal de 2021, às 9h20 (pelo horário de Brasília), um novo telescópio foi lançado. Nomeado como James Edwin Webb, ele é o maior já lançado ao espaço e sucede o Telescópio Espacial Hubble (HST), o JWST — que já fez tanta história.

Publicidade

Além da robustez, o James Edwin Webb é o mais poderoso de todos os tempos, por conta de vários detalhes. Por exemplo: o novo aparelho é capaz de fazer observações em comprimentos de onda em infravermelho. Na prática, isso ajudará a visualizar além das nuvens de poeira e gás interestelar. Conheça mais sobre o novo telescópio e o seu antecessor!

Da concepção do lançamento do James Webb

Já faz anos que o James Webb estava previsto. Na verdade, o objetivo era lançá-lo em 2007. Porém, uma série de imprevistos ocorreram, desde a perda de dados até problemas de financiamento.

Felizmente, no dia 25 de dezembro de 2021, o mundo pôde assistir ao começo da era moderna de observações espaciais. Por conta da alta tecnologia, agora será possível ver detalhes que antes não passavam de planos e do sonho de muitos cientistas. 

Publicidade

O James Webb foi para o espaço dentro de um foguete Ariane 5. Devido ao seu grande tamanho, ele precisou ser dobrado para caber no foguete. O lançamento foi do espaçoporto europeu na Guiana Francesa, país vizinho do Brasil.

De acordo com informações da NASA, daqui a alguns dias ele chegará ao destino final. Porém, as primeiras imagens só deverão ser recebidas em cinco meses — por volta de junho, aproximadamente.

Betway apresenta história do Hubble

A Betway realizou um levantamento exclusivo sobre a história do Hubble. Além de informações técnicas sobre o funcionamento do telescópio, ela entrevistou ainda um dos membros da tripulação que ajudou a colocar o Hubble em órbita, o Dr. Steven Hawley.

Publicidade

Se hoje o James Webb é tão aguardado pela comunidade científica, é porque há 31 anos o Hubble abriu as portas para esse tipo de operação espacial. “Foi revolucionário para a astronomia. Pelo menos muito mais do que eu podia imaginar. Foi extremamente importante”, afirma Hawley.

O Hubble foi lançado no dia 24 de abril de 1990. Ele tem 13,2 metros de comprimento e 4,2m de largura. Para a década de 1990, ele já era um fenômeno, por conta do tamanho de um trator e do que poderia captar no espaço.

Por sua vez, o James Webb possui 22m de comprimento e 112m de largura. Ou seja, ele tem cerca de metade de um avião 737.

Publicidade

Quando o assunto é alcance, os dois aparatos estão próximos. De acordo com o site de jogos de cassino online Betway, o Hubble consegue enxergar a 10-15 bilhões de anos-luz de distância. Já o seu sucessor chega a 13 bilhões de anos-luz de distância.

Outro aspecto que os difere é o nível de tecnologia. Como analisa o Dr. Hawley, parte da sua emoção durante o lançamento do Hubble era por conta da responsabilidade envolvida. Ele, que era o engenheiro de voo, tinha várias funções desafiadoras, como impedir um choque. “Não havia software anticolisão, então, a responsabilidade para evitar a colisão era minha. A condução do telescópio para o orbitador é um procedimento extremamente tenso”, afirma.

Enquanto agora os olhos estão voltados para as novidades que o James Webb trará em breve, é impossível esquecer tudo o que o Hubble fez até o momento. Até porque, o novo telescópio é um aprimoramento dos aparatos que existiam. Por isso, espera-se que a ciência — e o mundo — ganhe cada vez mais com as descobertas que continuarão sendo feitas daqui por diante.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Render do headset de AR/VR

Códigos da App Store revelam referências ao "realityOS"

Próximo Artigo
Opção para compartilhar gravações da Siri com a Apple

iOS 15.4 corrigirá bug da Siri que gravava falas sem permissão

Posts Relacionados