Quem usa muito o YouTube certamente conhece o recurso “Assistir mais tarde”, o qual permite adicionar rapidamente vídeos a uma playlist para que, como o próprio nome já indica, você possa vê-los em um horário mais conveniente.
Só que essa solução nativa da rede social do Google é um tanto quanto limitada, de modo que quem quer fazer esse tipo de “trabalho” de maneira mais organizada, deve ou fazê-lo manualmente — o que não é nada prático — ou recorrer a utilitários de terceiros.
E é essa a proposta do Play, aplicativo desenvolvido com o objetivo de facilitar a vida de quem quer organizar, classificar e filtrar links de vídeos do YouTube para que sejam encontrados mais facilmente na hora de assistir a eles de fato.
Diferente da solução nativa da rede social de vídeos e de outros utilitários, o Play vai muito além de um simples agregador de links, oferecendo uma série de recursos úteis — sendo um verdadeiro app multiplataforma, que pode ser instalado no iOS, no iPadOS e no macOS.
Em todas as plataformas, é possível realizar ações como adicionar determinado link individualmente ou vários de uma única vez (o que pode ser feito através de uma importação a partir do app ou com um simples arrastar e soltar).
Além disso, é possível criar e atribuir tags para melhor identificar e separar vídeos em categorias diferentes, bem como usar vários critérios de pesquisa e classificação na hora de procurar os links desejados. Também é possível selecionar vários links de uma única vez, o que permite realizar ações em conjunto (marcar como assistido, excluir, etc.).
Você pode igualmente adicionar novos links ao Play pelo menu de ações tanto no iOS quanto no iPadOS — nesses sistemas operacionais, o app também consegue detectar automaticamente caso algum link esteja salvo na área de transferência.
Além disso, o Pay conta com recursos para lá de úteis a fim de aproveitar o ecossistema da Apple, como sincronização pelo iCloud, atalhos para adicionar novos links e widgets.
O Play está disponível em compra única e universal na App Store por R$11 e não oferece compras internas.
via MacStories