O melhor pedaço da Maçã.

★ Miro permite criar mapas mentais online gratuitos

Miro

O último ano nos trouxe profundas modificações na maneira como trabalhamos diariamente. Com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), milhares de pessoas que antes precisavam se deslocar até seus escritórios todos os dias passaram a trabalhar de casa.

Publicidade

Com esse novo panorama, diversas empresas tiveram que adotar o trabalho remoto — muitas delas por tempo indefinido. Ou seja, se adaptar ao novo cenário é essencial para você se manter competitivo no mercado de trabalho e para uma empresa se manter firme em seu ramo.

Mas nem tudo são flores. E para se organizar num esquema de trabalho remoto em que não haja distrações, desentendimentos e até queda de produtividade, é preciso fazer o uso de ferramentas que lhe ajudam a organizar compromissos, tarefas e ideias.

A Miro é uma dessas soluções — especializada, mais especificamente, na criação de quadros virtuais ou mapas mentais, utilizados para que equipes possam trabalhar em sincronia e colaborar na criação de tarefas, planejamento, brainstorming, agendas, anotações e no que mais for necessário para que o trabalho seja feito.

Publicidade

Indo além, no último ano os conceitos de trabalho remoto foram ainda mais chacoalhados com a introdução da ideia do metaverso — criando inúmeras possibilidades para novas formas de trabalho. A ideia é que, fazendo o uso das tecnologias relacionadas a realidade virtual, possamos trabalhar em ambientes virtuais, os quais permitem a colaboração de equipes à distância de uma maneira totalmente nova.

Muitos dizem que esse é o futuro do teletrabalho, pois possibilitará a criação de novos workflows, bem como a colaboração de pessoas de locais totalmente distintos e de formas inimagináveis. Com essa ideia em mente, diversas empresas começaram a pensar em soluções para esse nicho do mercado de trabalho em ascendência.

A Miro é uma delas, e vem expandindo a forma como ajuda pessoas e equipes a se organizarem, tanto com a criação dos famosos mapas mentais quanto no desenvolvimento de programas que possam fazer bom uso de novas tecnologias.

Criação de mapas mentais

Pois bem, os mapas mentais são ferramentas que nos ajudam a manter nossas ideias, tarefas e trabalhos organizados. E, como dito, a Miro conta com uma ferramenta especializada na criação de Mapas Mentais online.

Publicidade

Os mapas da Miro são feitos para que você (ou a sua equipe) possa organizar suas ideias, fazer brainstormings, participar/planejar projetos, criar cronogramas e muito mais. A ferramenta ainda permite que equipes trabalhem em sincronia, desenvolvendo tarefas simultâneas no mesmo quadro. Eles são uma espécie de quadro branco interativo que tornam ideias em experiências visuais.

A ferramenta é bastante intuitiva e conta com muitas formas para você visualizar suas ideias, desde a criação de listas, textos, tabelas, ramificações, esquemas e, é claro, diversas opções de cores e personalização. Além disso, o Mapa Mental da Miro não possui limite de tamanho, permitindo que a sua criatividade flua com maior facilidade.

YouTube video

Você ainda pode selecionar entre uma variedade de templates de mapas mentais, incluindo mapas para reuniões, agendas, planejamento de eventos, criação de fluxogramas, bem como uma variedade de designs que lhe ajudam a organizar suas ideias de forma visual.

Publicidade

Eis um exemplo:

Os mapas ainda permitem uma maior interação entre as equipes, uma vez que elas podem trabalhar no mesmo quadro e ficarem cientes do andamento de cada processo. Essa experiência, porém, vai ainda mais longe quando se adiciona a ideia do metaverso à jogada.

Futura integração com o metaverso

Recentemente, a Miro disponibilizou a versão beta de um novo aplicativo dedicado exclusivamente ao novíssimo Oculus Quest 2, da Meta. A ideia do app é permitir que as pessoas utilizem os quadros/mapas mentais em um ambiente virtual, propondo novas experiências para o trabalho remoto.

Imagine que você e seus colegas estejam em uma sala de reuniões, onde um quadro branco de infinitas possibilidades permite o planejamento, a organização e a execução de tarefas em conjunto — tudo isso em um ambiente totalmente virtual, onde cada um participa de um lugar do mundo. As possibilidades são infinitas!

Além disso, os ambientes dinâmicos disponibilizados no app da Miro permitirão que equipes trabalhem em locais que se sintam confortáveis e que não tenham distrações.

O app, entretanto, ainda está em fase de testes, e a Miro está trabalhando duro dia após dia para torná-la cada vez melhor. No entanto, caso você seja o sortudo dono de um Oculus Quest 2, basta acessar essa página para se aventurar na beta do novo app da Miro.

O Metaverso é um terreno fértil para a criatividade e diversas outras empresas também estão se aventurando e tentando criar novos usos para esse mundo. O Meta (ex-Facebook) é a principal delas, por trás do Oculus Quest 2.

Outras empresas como Nike já estão criando produtos para serem vendidos como NFTs, a Stella Artois está investindo no patrocínio de jogos online e até a Apple já disse estar interessada nessa empreitada. Além, é claro, de famosos como Sabrina Satto, que já estão criando maneiras de utilizar o metaverso para a criação de conteúdo digital.


Bom, dá para ver que a Miro está trabalhando mesmo em coisas impressionantes, e é bem provável que, daqui a alguns anos, essa seja mesmo uma nova realidade de trabalho — permitindo uma interação ainda maior entre pessoas de locais totalmente distintos.

De qualquer modo, com os mapas mentais da Miro, você pode criar o seu ambiente de trabalho virtual de forma totalmente gratuita e se aventurar pelos diferentes templates, ferramentas e opções da plataforma. Para criar o seu mapa mental, basta acessar essa página.

Como falamos, você pode organizar seus pensamentos, planejar tarefas e focar naquilo que importa. É aquilo que dizem, não é mesmo? Trabalho bom é trabalho feito. 😉


Ícone do app Miro: seu espaço de trabalho
Miro: seu espaço de trabalho de RealtimeBoard Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.25.30240349 (35.4 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: Este é um artigo escrito pelo MacMagazine, fruto de um acordo comercial com um anunciante que não influenciou a nossa opinião.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Suporte da Apple agora mostra preços de reparo

Próx. Post

iMac Pro com tela Mini-LED poderá ser lançado em junho

Posts Relacionados