Oito meses após seu lançamento, o Áudio Espacial (Spatial Audio) do Apple Music parece estar fazendo um sucesso considerável na plataforma de streaming da Maçã. Em um novo artigo publicado pela Billboard, executivos da Apple compartilharam alguns dos primeiros dados referentes ao recurso, os quais trazem números animadores a respeito do futuro da tecnologia.
De acordo com artigo, a Apple declarou que a maioria de seus assinantes já experimentaram o Áudio Espacial alguma vez, com o número de ouvintes aumentando em 50% desde setembro. O número de faixas compatíveis com o modo imersivo, por sua vez, quadruplicou desde o seu lançamento que, na época, contava com apenas algumas milhares de músicas. Esse avanço representou um crescimento de 125% nas reproduções de faixas em Áudio Espacial.
Baseado na tecnologia Dolby Atmos, o Áudio Espacial tem sido a grande aposta da Apple para diferenciar seu serviço de músicas da concorrência. Lançado simultaneamente com o Áudio Lossless, o recurso teve muito mais apelo com o público em geral do que o modo de reprodução sem perda de qualidade, focado em assinantes audiófilos.
Oliver Schusser, vice-presidente do Apple Music e da Beats, afirmou que o Áudio Lossless tem ganhado bastante atenção na indústria, mas reconheceu a maior popularidade do Áudio Espacial:
Temos todas as músicas em Lossless entregues para nós pela indústria disponíveis no nosso catálogo, mas o desafio é que nem todo headphone no mundo é capaz de reproduzi-las por Bluetooth ou qualquer outra conexão sem fio, e essa é de longe a forma que as pessoas mais escutam música hoje em dia.
Embora ainda não tenha se tornado o formato majoritário no Apple Music, o Áudio Espacial tem crescido cada vez mais nos rankings do serviço. Desde o começo do ano, o recurso tem se mostrado presente em 37% das músicas destacadas no Top 100 diário mundial do streaming, enquanto 42% das faixas presentes no Top 100 dos Estados Unidos — um dos maiores mercados do Apple Music — já contam com o suporte para o modo imersivo.
Schusser também destacou a qualidade das mixagens das músicas disponíveis em Áudio Espacial no catálogo do Apple Music, principalmente em comparação com caráter experimental do início da tecnologia Dolby Atmos.
Nós escutamos todas as músicas em Áudio Espacial que chegam até nós e tentamos nos envolver com as pessoas que fazem as mixagens durante o processo […].
De acordo com a Maçã, artistas que relançaram suas músicas em Áudio Espacial nos últimos tempos viram crescimentos de até 50% de suas reproduções no Apple Music. Entre os nomes que já atualizaram parte de suas obras para o novo recurso, estão The Beatles, The Weekend, Billie Eilish, Taylor Swift, J. Cole, Post Malone e Katy Perry.
Tanto a Apple quanto a Dolby confirmaram que estão trabalhando com as principais montadoras de automóveis do mercado para levar o Dolby Atmos também aos carros, que ainda estão limitados a sistemas estéreo. Isso, no entanto, ainda deverá demorar, pelo menos, cinco anos até se tornar a norma entre os veículos nas ruas, notou o artigo.
O Apple Music conta com um catálogo de mais de 100 milhões de músicas e 30 mil playlists — muitas delas com suporte a Áudio Espacial (Dolby Atmos) e em altíssima definição, com áudio Lossless. Para quem ama música clássica, há um app dedicado com mais de 5 milhões de faixas, tudo em uma interface simplificada! No Brasil, são três tipos de assinatura: Universitária (R$11,90/mês), Individual (R$21,90/mês) e Familiar (R$34,90/mês). Caso você não seja um assinante, pode testar o serviço de forma gratuita por um mês. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
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