Não tem nada mais nostálgico do que ver a lista de produtos clássicos e obsoletos da Apple — isso porque lá vemos o nome de diversos produtos que já fizeram parte das vidas de muitos usuários.
De acordo com a definição da própria companhia, clássicos (vintage) são os produtos que a Apple parou de vender há cinco ou sete anos (dependendo do país); já os produtos obsoletos (obsolete) são aqueles cujas vendas foram encerradas há mais de sete anos.
Dito isso, recentemente um apanhado de dispositivos entraram para o rol da eternidade da Apple. São eles:
- Mac mini (fim de 2012), Mac mini Server (meados de 2011), Mac mini Server (meados de 2010) e Mac mini Server (fim de 2012) agora são obsoletos;
- iPhone 6 Plus agora é clássico;
- iPad (4ª geração) Wi-Fi, iPad (4ª geração) Wi-Fi + Cellular e iPad (4ª geração) Wi-Fi + Cellular (MM) agora são obsoletos;
- Powerbeats Wireless 2 e Beats Solo2 Wireless agora são clássicos nos Estados Unidos e obsoletos no resto do mundo.
Vale notar que o iPhone 6 não estou na lista de produtos clássicos com o seu “irmão” maior pois ele esteve disponível para venda por um período maior. Nesse sentido, a Apple voltou a fabricá-lo em alguns países, estando disponível até setembro de 2018.
Na prática, dispositivos listados como clássicos continuam elegíveis para reparo de hardware, desde que exista disponibilidade de componentes na Apple e nos Centros de Serviço Autorizados (AASPs), ou quando a lei exige que a Maçã forneça algum tipo de suporte. Já os produtos obsoletos não estão elegíveis para serviço de hardware, sem exceções.