O melhor pedaço da Maçã.

E se as Preferências do Sistema (macOS) fossem como no iOS?

Conceito - Preferências do Sistema

Quem já usou as Preferências do Sistema (System Preferences) do macOS (basicamente todo mundo que tem um Mac) sabe o quão difícil pode ser encontrar determinada configuração.

Publicidade

Entre os principais problemas, estão funções que fariam mais sentido em um canto, mas que estão em outro, bem como aquelas que só são achadas após o usuário entrar em uma grande quantidade de menus ou usar a busca (pelo menos ela está lá para nos ajudar).

Esses problemas se deram principalmente por conta da chegada constante de novos ajustes ao sistema operacional. Como a Apple não quer aumentar demasiadamente a quantidade de ícones presentes nas Preferências do Sistema, a solução é ir adequando as novidades nas opções já existentes — o que nem sempre é feito de forma tão sensata.

Foi com base nessas problemáticas que o Basic Apple Guy desenhou um conceito para essa área do sistema que, com o redesenho, passaria a se chamar “Ajustes” e incorporaria uma organização bastante parecida com a do app para iOS/iPadOS (inclusive com ícones redesenhados e mais próximos aos dos sistemas operacionais móveis da Maçã).

O aspecto mais notável da interface seria a presença de um menu lateral (tal qual o do iPhone), que permitiria alternar facilmente entre seções diferentes com um único clique — sem que haja a necessidade de clicar na seta para retornar à seção anterior várias vezes até chegar à tela de ícones inicial.

Também haveria uma melhor organização das funções dentro de cada seção. Por exemplo: as configurações referentes à Mesa contariam uma seção chamada “Ajustes da Mesa”, com as opções “Geral”, “Mesa”, “Protetor de Tela” e “Monitores”. Atualmente, o usuário deve fazer muitos desses ajustes em locais diferentes das Preferências do Sistema.

A mesma coisa aconteceria com a opção Sobre Este Mac, que passaria a contar com opções como as “Atualizações de Software”, o “Armazenamento” e o “Gerenciamento de Assinaturas” (inclusive do AppleCare+).

A seção Bluetooth também ficaria completamente redesenhada, com categorias para os tipos de dispositivos conectados e ícones grandes destacando cada um deles — o que não ocorre atualmente.

Publicidade

Bem interessante, não acham? 😊

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conceito: watchOS 9 com nova tela inicial e pastas de apps

Próx. Post

iOS 15.4 alertará usuários sobre contatos de emergência e mais

Posts Relacionados