Um homem foi preso na cidade de Apollo (Pensilvânia, Estados Unidos) após uma mulher denunciar ter sido rastreada por um AirTag escondido em um compartimento de seu carro.
A vítima acionou a polícia local após receber um alerta em seu iPhone de que um rastreador desconhecido estava a seguindo. Logo após, ela encontrou o acessório posicionado no encaixe do engate do seu veículo.
As autoridades locais identificaram Ronald Roessler, de 56 anos, como o dono do rastreador. De acordo com o WPXI News, foram os recursos de segurança implementados pela Apple para evitar esse tipo de caso que permitiram sua identificação.
Em depoimento à polícia, Roessler negou qualquer envolvimento com o caso e alegou que se tratar de um engano. Não está claro, contudo, como o homem explicou para as autoridades locais como o seu AirTag foi parar acidentalmente no carro da vítima.
Essa não é a primeira vez que a vítima teve problemas com Roessler, no entanto. Ainda segundo a matéria, ela já possuía uma ordem de restrição por abuso contra o suposto perseguidor.
Roessler chegou a excluir o AirTag em questão do app Buscar (Find My) em seu iPhone na frente dos policiais, mas foi detido por stalking e violação de medida protetiva. Mesmo assim, o acusado foi liberado pela polícia após pagar uma fiança.
Procuradora emite alerta sobre AirTags
Letitia James, procuradora-geral do estado de Nova York, emitiu hoje um alerta para os consumidores americanos sobre o potencial uso malicioso dos AirTags. As informações são do The Mac Observer.
No texto, James notou os vários casos de stalking e roubo relacionados ao rastreador da Apple, e pediu para que os cidadãos do estado se mantenham atentos aos seus pertences e sigam uma série de dicas divulgadas por seu escritório que buscam evitar casos parecidos.
Em todo o país, os AirTags da Apple estão sendo usados indevidamente para rastrear pessoas e seus pertences para causar danos. Rastrear pessoas sem seu conhecimento ou consentimento é um crime grave e não será tolerado pelo meu escritório. Peço a todos os nova-iorquinos que prestem muita atenção aos seus pertences e sigam as dicas fornecidas pelo meu escritório para se manterem seguros. A segurança dos nova-iorquinos é minha principal prioridade e meu escritório continuará fazendo tudo ao seu alcance para proteger os nova-iorquinos.
Entre a sugestões listadas, estão coisas como manter-se alerta para bipes desconhecidos, notificações no iPhone e alertas de segurança emitidos pela própria Apple. Outra dica, direcionada a donos de smartphones Android, sugere instalar o app Tracker Detect, da Apple, que permite verificar manualmente a presença de AirTags ao redor.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.