O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Logo do Chrome e do Firefox
Macitynet

Chrome e Firefox poderão “quebrar” sites nas versões 100

As empresas já estão trabalhando para evitar problemas maiores, entretanto

Dois dos principais navegadores do mundo, o Chrome e o Firefox, chegarão em breve a um marco importante: as suas centésimas versões. No caso do browser do Google, a versão 100 deverá ser lançada no dia 29 de março; já para a Mozilla, a data esperada é 3 de maio. Muito legal, não?

Publicidade

Bom… talvez não para alguns sites: de acordo com o Bleeping Computer, um pequeno número de páginas da web — algumas delas bem populares — poderá apresentar problemas nas centésimas versões dos navegadores, incluindo falhas completas de carregamento.

Mas por que isso poderá acontecer, especificamente? A razão talvez seja um pouco mais inusitada do que você pode imaginar: pela falta de um padrão que oriente esse tipo de captura, alguns sites simplesmente não estão preparados para lidar com três dígitos ao capturar a versão do navegador no string chamado user-agent. Isto é, browsers de versões 99.X passam incólumes nessas páginas, mas aqueles que fizerem o salto para as versões 100.x poderão sofrer com problemas.

No ano passado, a Mozilla fez um experimento para analisar como a centésima versão do Firefox afetaria a navegação dos usuários e notou que alguns sites deveras populares, como HBO GO (agora, Max), Yahoo e Bethesda, apresentaram problemas — desde erros de renderização e análise até mensagens de “navegador não suportado”.

Publicidade

Qual a solução, então? Bom, o mais importante é que desenvolvedores e webmasters chequem os seus sites para corrigir possíveis falhas antes da chegada das versões 100 dos navegadores. Google e Mozilla, entretanto, já estão traçando planos alternativos — como usar a sobreposição de códigos para evitar problemas (“simulando” versões anteriores dos browsers, por exemplo) ou mesmo congelar os números de versão em 99 nos strings em questão até segunda ordem.

O fato é que, assim como o famigerado bug do milênio, a “crise dos 100” provavelmente não lhe afetará tanto assim — de qualquer forma, fica aqui o aviso caso você note algum comportamento estranho em determinados sites nos próximos meses.

via Engadget

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ilustração chip T2

Empresa explora falha do chip T2 para invadir Macs

Próximo Artigo
Placa de Apple I com número de série escrito por Steve Jobs

Quem escreveu os números de série dos Apple I à mão? O mistério foi revelado

Posts Relacionados