O melhor pedaço da Maçã.
Foto de Solen Feyissa na Unsplash
TikTok no iPhone

TikTok estaria burlando proteções do iOS e do Android, mas…

Pesquisadores de segurança destacaram algumas preocupações sobre as práticas de coleta de dados praticadas pelo TikTok, capaz de contornar os protocolos de segurança implementados pela Apple e pelo Google em seus sistemas e lojas de aplicativos.

Publicidade

Depois de verificar dois estudos conduzidos por especialistas “white hat” em novembro de 2020 e janeiro de 2021, o The Wrap publicou uma reportagem afirmando que o TikTok é capaz de obter “acesso total aos dados do usuário”. Segundo as informações, o aplicativo é capaz de evitar revisões de código na App Store e no Google Play, além de alterar seu comportamento de forma intermitente para melhor utilizar o rastreamento de dispositivos.

Mais precisamente, os especialistas descobriram que o código do TikTok usa identificadores para “integrar anúncios em um dispositivo”. Depois de compartilhar esse ID com os anunciantes, eles poderão rastrear usuários ao longo do tempo “em todos os dispositivos e instalações”.

Os pesquisadores também alertaram que o aplicativo “funciona essencialmente como um navegador da web” a partir de uma ponte JavaScript que recupera dados dos servidores do TikTok quando ele é aberto em um dispositivo. Em teoria, isso permite que o app altere seu comportamento dinamicamente, sem enviar uma atualização aos usuários.

Publicidade

Essas propriedades dinâmicas permitem o acesso total do TikTok ao seu dispositivo dentro do escopo do que o aplicativo pode ver. O app não só tem acesso para converter [conteúdos] da web para o dispositivo, mas também tem a capacidade de consultar coisas no próprio dispositivo.

Essa afirmação pode parecer aterrorizante, mas o AppleInsider lembra que aplicativos da web são padrões no iOS e no Android. Isso significa basicamente que o TikTok é capaz de mostrar aos usuários dados da internet.

Eles também esclarecem que as configurações do TikTok que permitem acessar dados do usuários incluem apenas o que você faz no aplicativo, por quanto tempo você assiste aos vídeos e quais criadores você segue. Segundo eles, o TikTok não está “quebrando a sandbox para obter acesso ao histórico de navegação do Safari ou às Chaves do iCloud”.

O AppleInsider conclui que, apesar de todo o contexto potencialmente invasivo, as alegações envolvendo o TikTok “não são piores do que as principais redes sociais, como o Facebook”. Nesse sentido, ele pode não apresentar uma ameaça à segurança do seu dispositivo, mas possui recursos de coleta de dados como todas as outras redes sociais.


Ícone do app TikTok
TikTok de TikTok Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com o iMessage
Versão 34.3.1 (409.4 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“The Big Conn”: Apple TV+ terá docussérie sobre crime real

Próx. Post

★ Ganhe 50% de cashback em compras na Casas Bahia!

Posts Relacionados