O melhor pedaço da Maçã.

The Pirate Bay tem recurso negado, pois juiz do caso não foi tendencioso

The Pirate Bay logoCarl Lundstrom, Peter Sunde, Gottfrid Svartholm Warg e Fredrik Neij — responsáveis pelo portal The Pirate Bay, sentenciandos em abril — recorreram da sentença evidenciando o envolvimento do juiz Tomas Norstrom em diversos grupos de proteção de direitos autorais.

Publicidade

Essas evidências vieram à tona alguns dias após o veredito ter sido promulgado. Esse envolvimento prévio poderia ter influenciado a decisão final, segundo os advogados dos quatro membros do TPB. Com base nessas informações, eles trouxeram o caso novamente à corte sueca, que apresentou ontem a sua opinião final a respeito do assunto.

Publicidade

“A corte concluiu que nenhuma das circunstâncias apresentadas, isoladamente ou em conjunto, colocam em dúvida a objetividade do juiz em seu julgamento”, pronunciamento oficial. Entretanto, ela criticou Norstrom pelo seu posicionamento pouco transparente a respeito da sua associação com entidades cujos interesses estariam claramente em risco. Se ele tivesse se manifestado a respeito, questões ligadas aos interesses pessoais não teriam sido levantadas, no parecer da justiça.

Tanto Jonas Nilsson, advogado de Fredrik Neij, quanto Christian Engström, que foi eleito parlamentar da União Europeia pelo The Pirate Party, se mostraram muito indignados com a decisão final. Jonas aponta para a irresponsabilidade de Tomas e o fato de que isso demonstra falta de controle na condução do julgamento. Christian vai além e declara que o sistema judicial sueco não é confiável para lidar com questões relacionadas ao assunto.

No entanto, Engström acredita que isso será positivo para o partido e conclama os jovens a partirem para uma briga política no próximo ano, quando ocorrem as eleições nacionais.

Publicidade

Após a decisão de ontem, diversos trackers de torrents foram tirados do ar e o nível de atividade de compartilhamento de arquivos caiu consideravelmente no país. O site The Pirate Bay ainda está operacional e os seus fundadores continuam livres, enquanto se estudam outras opções legais de defesa. Peter Sunde declarou em sua conta no Twitter: “O The Pirate Bay irá agora registrar queixas contra a Suécia por violação de direitos humanos.”

[Via: Reuters.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple quase triplica sua participação na Imagination Technologies, fabricante de chips gráficos

Próx. Post

Bob Borchers, o “iPhone guy”, deixa a Apple para firma de investimentos

Posts Relacionados