O melhor pedaço da Maçã.
Apple Amsterdam

Criminosos atacam Apple Store e fazem refém em Amsterdã [atualizado 2x]

Dois homens armados vestidos com balaclavas iniciaram um assalto nesta terça-feira a uma Apple Store na região de Leidseplein, em Amsterdã. Segundo informações do Het Patrool, os dois criminosos estão mantendo uma pessoa como refém dentro da loja.

Publicidade

A ação criminosa teve início por volta das 18h do horário local e se agravou após os criminosos terem sua fuga frustrada por policiais que estavam nas redondezas da loja durante o assalto. Os dois homens aparentemente pedem 200 milhões de euros em Bitcoin, e chegaram a ameaçar explodir a loja.

Testemunhas relataram que tiros chegaram a ser disparados nas proximidades da Apple Store. Um vídeo compartilhado no Twitter mostra um dos criminosos apontando uma arma para a cabeça de um refém.

Pessoas nos prédios ao redor da Apple Store foram aconselhadas a não deixarem suas casas devido ao risco de uma possível troca de tiros entre os criminosos e a polícia. As ruas adjacentes também foram interditadas e evacuadas.

Publicidade

Acredita-se haver cerca de 70 pessoas em um teatro e em uma cafeteria logo à frente da loja.

De acordo com as autoridades, tanto a polícia quanto o Serviço de Intervenção Especial (DSI) — uma espécie de força tática — já estão no local. A polícia pediu para que os cidadãos sejam cuidadosos ao publicar imagens da ação, citando preocupações com a segurança.

De acordo com o Telegraaf, todos os funcionários dos andares superiores da Apple Store conseguiram deixar o local com sucesso e sem ferimentos, embora se encontrem em estado de choque.

Publicidade

A polícia de Amsterdã ainda deverá divulgar mais informações sobre a situação ao longo das próximas horas.

via AppleInsider

Atualização, por Eduardo Marques22/02/2022 às 22:10

A situação foi finalmente controlada. Não está claro como exatamente tudo aconteceu, mas como podemos ver no vídeo abaixo, dois indivíduos fogem da loja e, ao atravessar a rua, um carro atropela o segundo criminoso.

Atenção, o vídeo conta com cenas sensíveis de uma pessoa sendo atropelada.

A informação foi confirmada pela polícia local.

Conseguimos parar o sequestrador batendo nele enquanto ele corria. Imagens violentas dessa colisão podem ser vistas. Agora sabemos que o suspeito não tinha explosivos em seu corpo e a equipe médica está cuidando dele.

A Apple não comentou — e dificilmente comentará o caso —, mas a página oficial da loja foi atualizada e agora informa que ela permanecerá fechada até quinta-feira, reabrindo na sexta, como informou Mark Gurman (da Bloomberg).

Veremos se o caso terá mais algum desdobramento.

Atualização II, por Rafael Fischmann23/02/2022 às 07:40

Ao TechCrunch, a Apple emitiu o seguinte comunicado:

Queremos agradecer às autoridades locais por seu trabalho excepcional e pela investigação em andamento. Nossas equipes e clientes agiram rapidamente e mostraram força e determinação incríveis hoje, e estamos muito agradecidos pelo apoio e cuidado que demonstraram um ao outro em circunstâncias tão desafiadoras.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Meta expande Facebook Reels para o Brasil e mais 149 países

Próx. Post

Logi Options+ Beta ganha suporte a Macs com Apple Silicon

Posts Relacionados