A Meta acaba de dar mais um grande passo na sua incansável tentativa de competir com o TikTok. Hoje, a empresa liderada por Mark Zuckerberg anunciou a expansão global de seu clone da rede social chinesa, os Reels, para o Facebook.
Os Reels já haviam chegado ao Facebook nos Estados Unidos em setembro do ano passado, pouco mais de um ano após seu lançamento original no Instagram. Agora, além do Brasil, o formato de vídeos curtos também está disponível no Facebook em mais 149 países, e conta com novas ferramentas de edição e monetização.
Assim como no Instagram, os Facebook Reels podem ser acessados e criados praticamente de qualquer parte do app da rede social, seja pelo próprio feed, pelos grupos, pela aba Facebook Watch e pelos bons e velhos Stories, que agora podem ser transformados em Reels caso o usuário queira. Vídeos de contas ainda não seguidas também serão recomendados no feed.
Entre as novas ferramentas de edição lançadas junto à expansão, está o chamado “Remix”, recurso equivalente ao popular “Dueto” do TikTok, e que permite gravar um novo vídeo ao lado de outro Reels já existente na plataforma. Além disso, agora também é possível gravar vídeos de até um minuto de duração e salvar rascunhos direto no app.
Ademais, a Meta prometeu para os próximos meses o lançamento do video clipping, ferramenta que deverá facilitar o recorte de vídeos gravados e a postagem de conteúdos mais longos, como transmissões ao vivo, por exemplo.
Segundo o anúncio, os Facebook Reels adotarão, a partir de agora, um novo sistema de monetização bastante parecido com o do YouTube Shorts, que compartilha parte do dinheiro ganho com anúncios com os criadores. Para isso, a plataforma exibirá banners semitransparentes na parte de baixo da tela e permitirá que criadores adicionem figurinhas com publicidade em seus vídeos.
As novidades já começaram a ser liberadas tanto no iOS quanto no Android nesta terça-feira, e deverão chegar a cada vez mais dispositivos ao longo dos próximos dias. Caso o Reels ainda não tenha aparecido para você, tente atualizar seu aplicativo do Facebook.
via The Verge