O melhor pedaço da Maçã.

União Europeia diz que Apple paga multas “de propósito” nos Países Baixos

Para a empresa, pagar as multas continuamente seria mais vantajoso do que obedecer às determinações do país, opinou Margrethe Vestager
Bandeiras da União Europeia

As idas e vindas da União Europeia com a Apple — ou, mais precisamente, com as supostas práticas abusivas da Maçã na App Store — não vêm de hoje, e o bloco econômico já anunciou diversas medidas e investigações para tentar coibir o poder monopolista da empresa e das demais chamadas Big Techs.

Publicidade

Pois recentemente, a chefe de políticas digitais da União Europeia, Margrethe Vestager, deu mais uma declaração direcionada à Apple com críticas às suas práticas. Em discurso feito na última terça-feira, Vestager citou a quinta multa consecutiva sofrida pela Maçã nos Países Baixos por não oferecer métodos de pagamento alternativos na App Store — ao todo, a empresa já acumula mais de 25 milhões de euros em multas no país, e o valor poderá alcançar os 50 milhões já nas próximas semanas.

Na opinião de Vestager, a Apple paga as multas deliberadamente porque considera o gasto milionário mais vantajoso — financeiramente falando — do que abrir os sistemas de pagamento da App Store.

Defendendo a proposta da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), que poderá obrigar as empresas a seguir uma série de regras antitruste mais rígidas em toda a União Europeia, Vestager afirmou o seguinte:

Publicidade

Alguns gatekeepers poderão ser tentados a ganhar tempo ou tentar dobrar as regras. A conduta da Apple nos Países Baixos hoje em dia pode ser um exemplo. Da forma que nós entendemos, a Apple essencialmente prefere pagar multas periódicas do que obedecer a uma decisão da Autoridade de Concorrência Holandesa nos termos e condições para que terceiros acessem os sistemas da App Store. E esta será, também, uma das obrigações inclusas no DMA.

A executiva afirmou ainda que uma “aplicação efetiva” das regras será o ponto-chave para que o DMA seja bem-sucedido nos seus objetivos, e aproveitou o discurso, feito de maneira virtual numa premiação dos Estados Unidos, para pedir que legisladores dos EUA alinhem-se às regras propostas pela União Europeia para coibir o poder monopolista das gigantes — algo que já está ocorrendo no congresso do país, vale notar.

via Bloomberg

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Caso de plágio em “Servant”, do Apple TV+, é retomado

Próx. Post

Google Hangouts será substituído pelo Chat a partir de março [atualizado]

Posts Relacionados