O melhor pedaço da Maçã.

Intel planeja lançar chip para superar a linha M1 em… 2023

Laptop Mag
Ilustração de chip da Intel e chip M1

Não é novidade que a chegada do Apple Silicon com a sua primeira família de processadores (M1 e derivados) causou um enorme rebuliço no mercado, especialmente no que se refere à concorrência com a Intel — que desde 2006 era a fornecedora de chips para os computadores da Maçã.

Publicidade

Desde o lançamento dos chips da Apple, algumas ações e declarações públicas da Intel sobre sua mais nova concorrente chamaram a atenção, sendo apontadas até mesmo como contraditórias.

Primeiro, a empresa partiu para o ataque e reforçou a publicidade contra Macs: com a campanha “Go PC” (“Vá de PC”), ela chegou a destacar coisas que os computadores da Maçã “não podem fazer”. A empresa também fez um experimento com “fãs da Apple”, que chegou a ser veiculado em peças publicitárias.

Pat Gelsinger, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Intel, no entanto, chegou a “admitir” publicamente a superioridade dos chips produzidos pela rival. Ele traçou planos para superar a gigante de Cupertino no futuro e, quem sabe, reconquistá-la como cliente.

O “quando” era a grande dúvida que temos até aqui, mas se depender da fabricante de chips x86, o plano é produzir um chip que bata a linha M1 entre o fim de 2023 e início de 2024.

Essa intenção veio à tona após o perfil AdoredTV vazar um slide de uma apresentação interna da Intel, o qual indica que a empresa focará na produção de chips móveis para se concentrar em alto desempenho e (ao mesmo tempo) eficiência energética.

O documento mostra que a Intel planeja colocar esse plano em prática na 15ª geração de chips “Arrow Lake-P”, destinada a notebooks ultrafinos de alta potência. Esses chips teriam uma enorme GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. integrada de 320 Unidades de Execução (EUs) com 2.560 núcleos e um chip gráfico fabricado pela TSMC com processo de 3mm (contra os 5nm atuais da Apple).

Enquanto isso, a Apple não vai parar…

Uma coisa que devemos levar em consideração no que se refere aos planos da Intel é que a empresa traça metas para superar os chips lançados em 2021 pela Apple (o M1 Pro e o M1 Max) nesse prazo, mas não coloca em pauta o fato de que a Apple não ficará parada, obviamente.

Publicidade

Os chips da família “M2”, por exemplo, deverão chegar neste ano, e a cada nova geração, deverão ganhar tanto mais poder de fogo quanto mais eficiência energética. Até o fim de 2023 e início de 2024, prazo da Intel para lançar a nova linha, a Maçã já estará (no mínimo) na sua terceira geração de seus chips focados em Macs.

Além disso, cabe destacar que a Intel não vem se entendendo muito bem com cronogramas. Os planos dela para lançar chips com tecnologias de processo de 10nm (e, mais recentemente, de 7nm), por exemplo, foram adiados por anos a fio.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Folia é participar da ação da Wondershare

Próx. Post

Serviços online da Apple ficarão bem mais rápidos no Brasil

Posts Relacionados