O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Data Center da Apple em Mesa, Arizona, EUA

Serviços online da Apple ficarão bem mais rápidos no Brasil

Começou a ir ao ar hoje um projeto que a Apple vem desenvolvendo para o Brasil há mais de um ano e que vai melhorar significativamente a experiência de usuários com seus serviços online.

Publicidade

A partir de agora, conforme apurado pelo MacMagazine em colaboração com o leitor Jose Navas Junior, a Apple tem no Brasil servidores do seu chamado Edge Cache e dois links públicos de peering com 100Gbps de velocidade cada.

O que isso significa, na prática? Que a experiência de usuários com serviços online da Apple quando acessados no Brasil ficará muito melhor, com latência mínima e velocidade bastante superior ao que estamos acostumados até hoje.

Com os servidores locais do Apple Edge Cache, a empresa agora conseguirá armazenar localmente uma série de arquivos e conteúdos que antes precisavam ser consultados diretamente nos seus data centers localizados nos Estados Unidos. Já os links de 200Gbps tornarão essa conexão aos backbones próprios da Apple muito mais rápida e direta.

Publicidade

Logo de cara, usuários deverão notar melhorias em coisas como:

  • Envio/recebimento de iMessages;
  • Sincronização de dados pelo iCloud;
  • Download e upload de fotos e vídeos;
  • Navegação e reprodução de conteúdos do Apple TV+, do Apple Music e outros;
  • Respostas da Siri;
  • Comandos de dispositivos do HomeKit.

A implementação dos dois links no Brasil — mais especificamente em São Paulo, usando a infraestrutura da Equinix — não é “pouca coisa”. Conforme podemos observar por essa página do site PeeringDB, nosso país junta-se a apenas outros poucos no mundo que contam com isso. É possível, inclusive, que usuários de outros países sul-americanos sejam beneficiados também.

Se você quiser testar se já está acessando os serviços da Apple pela infra local, basta abrir essa página de teste e observar se o “From” já está vindo de algum servidor identificado como brsao (Brasil, São Paulo).

E aí, quem já notou alguma melhoria por aí? 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ilustração de chip da Intel e chip M1

Intel planeja lançar chip para superar a linha M1 em… 2023

Próximo Artigo
Funcionários da Volve com Apple Watches

Volvo distribui 1.500 Apple Watches para seus funcionários

Posts Relacionados