Apesar de a Apple tentar ao máximo proteger seus usuários e garantir a sua privacidade (até onde sabemos), nem sempre isso é possível. Segundo uma nova reportagem do Markup, diversos aplicativos para iOS continuam vendendo dados de localização de usuários para outras empresas.
Sem citar nomes, a reportagem afirmou que esses apps conseguem escapar das restrições de privacidade impostas pela Apple e pelo Google, coletando dados de usuários em seus servidores — algo que, até o momento, não é regularizado ou contra as regras de ambas as lojas de aplicativos.
Antes das novas restrições, apps podiam facilmente vender dados de localização de usuários a partir de SDKs1Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software. embutidos em seus códigos. No entanto, com o aumento das medidas pró-privacidade da Apple e do Google, eles passaram a utilizar o novo método: vender dados de localização dos usuários por meio de transferências “de servidor para servidor” — algo que acontece fora da área de atuação das lojas de aplicativos.
Conforme a reportagem:
A política [de privacidade] da Apple exige que os aplicativos divulguem quais dados estão coletando das pessoas e como podem ser usados, e obtenham o consentimento dos usuários antes de compartilhar seus dados. No entanto, não exige que os aplicativos divulguem exatamente para quem estão vendendo dados, e muitos aplicativos simplesmente afirmam que “compartilham dados com parceiros”.
Além disso, a reportagem afirmou que aplicativos podem ganhar de US$12 mil a US$1 milhão por ano com a venda desses dados. A reportagem também fala sobre a venda de dados de localização de usuários pela Life360 — empresa que recentemente comprou a Tile.
A Apple não respondeu aos pedidos de comentários do The Markup, mas segundo o site, no passado, ela deu apenas declarações vagas sobre como lida com as transferências de servidor para servidor usadas por esses corretores de dados.
No fim das contas, o artigo relata que, infelizmente, apenas legislações mais duras poderão previnir que isso continue a acontecer de fato.
Notas de rodapé
- 1Software development kits, ou kits de desenvolvimento de software.