O melhor pedaço da Maçã.

Novo modem 5G da Qualcomm, X70 usa IA para melhorar sinal

Difícil dizer se ele chegará aos iPhones algum dia, entretanto
Snapdragon X70, novo chip 5G da Qualcomm

O Mobile World Congress (MWC) de 2022 começou hoje em Barcelona (Espanha) e, depois de dois anos em modelo remoto, promete muitas novidades em seu retorno ao formato presencial. Pois a Qualcomm já abriu as cerimônias com um anúncio bem interessante: o do modem 5G X70.

Publicidade

Sucessor do X65, apresentado no ano passado, o novo modem da fabricante não chega a trazer melhorias numéricas de velocidade — até porque, vamos combinar, os 10Gbps prometidos pelos chips já vão muito além de qualquer expectativa realista do que uma rede 5G poderia entregar no mundo real. Este ano, por outro lado, a Qualcomm resolveu apostar na inteligência artificial.

Mais especificamente, o X70 é o primeiro chip 5G a ter um coprocessador dedicado a tarefas de aprendizado de máquina. A principal missão do recurso é gerenciar de forma mais inteligente (e eficiente) a conexão do dispositivo às ondas mmWave — que, como sabemos, não prezam exatamente pela estabilidade ou pelo alcance.

O chip também utiliza a IA para selecionar de forma mais proativa as redes mais velozes e configurar as antenas do dispositivo de acordo. Com isso, o novo produto da empresa é capaz de alcançar velocidades de conexão médias mais altas, especialmente em áreas urbanas adensadas.

Publicidade

A Qualcomm anunciou que começará a fazer prévias do X70 para parceiros comerciais no segundo semestre deste ano — não está claro ainda, entretanto, se o chip será integrado ao novo processador móvel da empresa, sucessor do Snapdragon 8 Gen 1. Dada a costumeira parceria da Qualcomm com a Samsung, entretanto, é de se esperar que os novos modems estejam presentes na família do “Galaxy S23”, a ser lançada no início do ano que vem.

No caso da Apple, o horizonte é um pouco mais incerto. Os iPhones 13 contam com os modems X60, e pode ser que o timing da Qualcomm impeça os “iPhones 14” de contarem com os seus novos chips — ainda mais com os rumores recentes de que a Maçã teria escolhido modelos da TSMC para a sua próxima linha de smartphones. Isso, claro, só é uma questão até que a Apple faça a transição para os seus próprios modems 5G, o que ainda deverá demorar ao menos um ano.

via PCMag

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Holanda: Apple diz já obedecer lei, mas App Store é multada de novo

Próx. Post

Apple domina lista dos smartphones mais vendidos de 2021

Posts Relacionados