Desde o iPhone 7/7 Plus, a Apple oferece uma proteção contra líquidos no seus smartphones, que varia um pouco a depender do modelo.
Isso possibilita que você use o aparelho sem ficar tão preocupado com danos que possam vir a ocorrer devido ao contato com líquidos. Porém, essa proteção não impede que o seu dispositivo venha a ser danificado por água ou qualquer outra substância.
Caso você esteja enfrentando algum problema relacionado a isso e ele tenha sido molhado de forma acidental, separamos algumas dicas que podem ajudar a resolver essa situação delicada.
O que fazer
- Caso o líquido que tenha entrado em contato com o iPhone não seja água, enxágue a área e limpe-a usando a água da torneira. Seque-o usando um pano que não solte fiapos.
- Mantenha o aparelho em pé (com o conector Lightning na parte debaixo) para que o excesso de líquido seja removido. Procure deixar o iPhone em um local seco e com uma corrente de ar. É importante salientar que a Apple não recomenda que você use um secador de cabelo ou outra fonte de calor para secá-lo, já que isso pode danificar o aparelho.
- Antes de abrir a bandeja do cartão SIM, certifique-se de que o aparelho está completamente seco.
- Se você tem um iPhone XR, XS, XS Max ou mais recente, um aviso na tela poderá ser mostrado caso você plugue o cabo Lightning na porta correspondente e ela esteja molhada. Se ele for exibido para você, seque-o (usando as instruções acima) e aguarde 30 minutos antes de tentar carregá-lo. Caso esse aviso siga sendo mostrado, mantenha o iPhone em um local com uma boa corrente de ar por até 24 horas.
- Você também pode recarregá-lo sobre uma base sem fio. Antes, porém, certifique-se de que a traseira esteja totalmente seca.
- Se o iPhone voltar a funcionar, mas o alto-falante parecer abafado ou com algum outro comportamento estranho, mantenha os alto-falantes dele virados pata baixo para que o excesso de água seja expelido. Se preferir, siga o nosso tutorial de como ejetar água usando um atalho ou um app.
O que não fazer
Se você já pesquisou na internet sobre como trazer um dispositivo eletrônico que tenha entrado em contato com água de volta à vida, muito provavelmente se deparou com o famoso tutorial de colocar o iPhone em um pote de arroz.
Acontece que a Apple deixa bem claro que isso *não* é recomendável, já que as pequenas partículas do cereal podem entrar em contato com o iPhone e piorar ainda mais a situação do aparelho. 🤷🏻♂️
Além disso, conforme dissemos acima, o uso de uma fonte de calor externa (como um secador de cabelos) pode danificar o iPhone. Também não é aconselhável que você use um cotonete ou outro objeto para ajudar nesse processo.
Você já enfrentou problemas ocasionados pelo contato de líquidos com o seu iPhone? 📱
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-13 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-13-mini]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.