O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

TV da Samsung

O que são telas HD, Full HD e Ultra HD (4K até 8K)?

Componente de extrema importância para a maioria dos eletrônicos, a tela é o ponto de partida para o consumo de vídeos, fotos ou qualquer outro tipo de conteúdo que você queira visualizar na sua televisão, tablet, celular ou computador.

Publicidade

Quem está acostumado a ler as especificações técnicas dos dispositivos, já deve ter ouvido falar nas tecnologias HD, Full HD ou Ultra HD. Se também quiser entender o que significam, na prática, cada uma dessas siglas, você chegou ao artigo certo! 😁

Confira, a seguir, as principais diferenças entre elas!

Como as telas são medidas?

As telas são medidas em polegadas, sendo que uma polegada corresponde a 2,54cm. Levando isso em conta, podemos dizer que uma TV de 32″ tem 81,28cm de tamanho (medido na diagonal). Chegamos a esse número bastando ter feito o cálculo de 32 (o número de polegadas da TV) multiplicado por 2,54 (uma polegada).

Todas as telas que conhecemos são compostas por pixels. Um pixel é o menor elemento de exibição de um painel. Com um conjunto desses pixels, é possível formar a imagem em uma tela; quanto maior o número deles, maior será a resolução da imagem exibida.

Vamos, a seguir, entender o que são telas com tecnologias HD, Full HD e Ultra HD!

HD

A tecnologia HD (High Definition) refere-se a uma tela com uma resolução de 1280×720 pixels, ou seja, são 1280 pixels verticais e 720 horizontais. Desta forma, são mais de 920 mil pixels reunidos (fazendo o cálculo acima).

Publicidade

Um ponto interessante a se notar é que uma TV HD de 30″, na teoria, tem uma resolução melhor e mais nítida que uma de 50″ — já que os mais de 920 mil pixels se agruparão em um espaço físico menor.

Full HD

Uma tela Full HD é aquela com uma resolução de 1920×1080 pixels, ou seja, estamos lidando aqui com um painel com mais de 2 milhões de pixels. Isso significa que ela tem uma resolução até 2x maior que uma tela HD (se formos nos ater apenas aos números).

Ultra HD (4K)

A evolução mais recente e presente hoje em diversos modelos de televisão, as telas Ultra HD (ou 4K) contam com uma resolução ainda mais alta que a Full HD. Ou seja: é um painel com resolução de 3840×2160 pixels (o que dá, aproximadamente, 8 milhões de pixels).

Para aproveitar ao máximo uma TV 4K, é necessário que o filme ou a série também esteja preparado (ou seja, tenha sido filmado) com essa resolução. Do contrário, tudo que você verá é uma imagem HD ou Full HD “ampliada”.

Você pode, por exemplo, usar uma Apple TV 4K para aproveitar os conteúdos em alta definição disponíveis no Apple TV+ ou em outros serviços de streaming, como a Netflix e o Amazon Prime Video.

5K, 6K e 8K

No caso da Apple, temos ainda o iMac de 27″, que conta com uma tela Retina 5K (5120×2880 ou cerca de 14 milhões de pixels) e o Pro Display XDR, com uma tela 6K (6016×3384 — mais de 20 milhões de pixels).

Pro Display XDR

Além dessas tecnologias, algumas empresas também já comercializam televisores com resolução 8K, que contam com 4x mais pixels que uma TV 4K — em números, elas contam com uma resolução de 7680×4320 pixels, que se traduzem em mais de 33 milhões de pixels (ou 33 megapixels)!

Apesar de estar em poucos modelos de televisão, alguns smartphones já são capazes de realizar gravações em 8K, como é o caso do Samsung Galaxy S22.

Duvidas sanadas? 📺 😊

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via Tecnoblog, Canaltech, Expert Reviews

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Censurando um documento no Mac

Como censurar trechos de documentos no Mac

Próximo Artigo
Base One da Nomad

Base One é o novo carregador MagSafe premium da Nomad

Posts Relacionados