O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

YouTuber personaliza Mac mini M1 e o deixa 78% menor

Quando o Mac mini com o chip M1 foi lançado, em 2020, muitas pessoas acharam no mínimo curiosa a decisão da Apple de manter o mesmo design de gerações anteriores do computador em sua nova versão. Afinal, o então novíssimo M1 demanda muito menos espaço para refrigeração do que os bem menos eficientes processadores da Intel — o que abre margem para uma construção ainda mais compacta.

Publicidade

Com isso em mente, o YouTuber Quinn Nelson publicou recentemente um vídeo em seu canal Snazzy Labs no qual mostra como conseguiu deixar seu Mac mini 78% menor em relação ao seu design original — tudo isso apenas reorganizando e descartando peças consideradas “dispensáveis” para o dispositivo em uma carcaça personalizada feita em uma impressora 3D.

No vídeo, Nelson cita o exemplo do MacBook Air M1, que foi lançado sem qualquer ventoinha em suas entranhas, para justificar a remoção dos ventiladores presentes em seu Mac mini — os quais, por si só, já tomam um espaço considerável dentro do computador.

Confira:

Em certo ponto, Nelson conduz um teste para analisar se o Mac mini sofreria alguma perda de performance considerável uma vez que a ventoinha fosse retirada. Surpreendentemente, isso não só não aconteceu como o computador continuou a operar praticamente nas mesmas temperaturas de quando ele ainda estava com a peça — confirmando, mais uma vez, a eficiência energética dos chips da Apple.

Publicidade

Outra peça descartada foi a fonte de 150W inclusa pela Apple com o computador, considerada um “exagero” pelo YouTuber já que o Mac mini é capaz consumir, no máximo, apenas 67,5W quando conectado à tomada. Para substituí-la, ele optou por uma fonte externa, diminuindo ainda mais o espaço necessário para acomodar todos os componentes assim que o dispositivo fosse remontado.

No final, Nelson reorganizou todos os componentes em uma nova case feita em uma impressora 3D, inspirada no design do Mac Pro. Após montado, o YouTuber colocou seu Mac mini em cima da carcaça original do computador, o que nos dá uma melhor dimensão de como ele poderia ser ainda mais compacto.

Publicidade

Se Apple vai diminuir ou não o tamanho do Mac mini em sua próxima iteração, ainda não sabemos. O vídeo, porém, é uma prova de que isso é, de fato, possível e, no mínimo, bastante interessante.

Mac mini

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone 13 e 13 Pro

iPhone é a 23ª marca mais lembrada pelos brasileiros, diz estudo

Próximo Artigo
Cloudflare sobre o Private Relay

Cloudflare explica funcionamento do Retransmissão Privada do iCloud+

Posts Relacionados