Já faz alguns anos que a Apple lançou a iniciativa Entrepreneur Camp, um programa de imersão no Apple Park dedicado a empreendedores e desenvolvedores de grupos minoritários ou sub-representados — já tivemos edições exclusivas para mulheres e para pessoas negras, por exemplo.
Pois esta semana, foi iniciada a primeira edição do evento para pessoas latinas — e, como era de se esperar, a representação do Brasil está bem forte no acampamento.
Mais precisamente, a Apple selecionou para esta edição empresários, líderes e desenvolvedores de nove empresas vindas de quatro países: Estados Unidos, Brasil, Guatemala e Portugal. Durante o programa de imersão, os participantes terão aulas de linguagem de programação, mentorias, sessões individuais com profissionais da empresa e mais uma série de eventos para aprimorar aspectos como conhecimento técnico, inspiração e possibilidades.
Dos nove grupos selecionados, quatro(!) são do Brasil. Temos o trio Matheus Kulick, Theo Caldas e Kassio Veras, alunos da Apple Developer Academy e responsáveis pelo aplicativo Pega da Cuca — um jogo que captura suas expressões faciais para ajudar na coleta de poções para a Cuca, uma das maiores figuras do folclore brasileiro. Outro grupo nacional é o de Gabriel Santos, Vitor Marques e Matheus Medina, criadores do Falou — um aplicativo de ensino de idiomas com foco em conversação e expressões do cotidiano.
Querem mais? Tem mais: o trio Ana Bittencourt Vidigal, Djenifer Renata Pereira e Gustavo Kumasawa, também alunos da Apple Developer Academy, foi selecionado com a proposta do aplicativo Memoria, que selecionará fotos do seu iPhone para criar uma experiência analógica, com um álbum digital de estilo antigo — o app está sendo desenvolvido durante o acampamento.
Na aliança Brasil-Portugal, a equipe composta pelos alunos da Apple Developer Academy Matheus Fogiatto, Rodrigo Giglio e Daniela Aires dos Reis foram escolhidos pelo app Sinq, o qual motiva as pessoas a se exercitarem — e que já foi manchete aqui no MacMagazine. Por fim, Alexandre Morgado e Thiago Imolesi estão no programa representando o app Tripify, que simplifica as suas viagens (e sobre o qual também já falamos aqui).
Todas as equipes selecionadas para o primeiro Apple Entrepreneur Camp de pessoas latinas podem ser conferidas aqui. Muito legal — parabéns a todos e todas!