O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple, Google e outras querem unificar padrões de browsers

A iniciativa Interop 2022 chegou justamente para colocar este plano em prática
Interop 2022

Qualquer pessoa que já navegou por mais que cinco minutos na internet certamente já enfrentou problemas com determinados websites apenas para descobrir que, em um outro navegador, tudo funcionava corretamente — isso quando você não se depara com aqueles avisos anacrônicos de “este website funciona melhor com os navegadores X ou Y” (como o StreamYard, por exemplo).

Publicidade

Pois para reduzir (ou mesmo acabar) de vez esses problemas, uma série de empresas responsáveis por alguns dos principais navegadores do planeta — Apple, Google, Microsoft e Mozilla, além de Bocoup e Igalia — anunciaram mais uma iniciativa: a Interop 2022.

Descrita como uma nova roupagem da Compat 2021, iniciativa do ano passado, a Interop representa um compromisso prático para que as empresas trabalhem em uma direção específica, que permita aos seus navegadores uma maior interoperabilidade em uma série de pontos-chave — entre eles, rolagem, declarações e funções de cor, cascade layers, formulários e mais.

Em outras palavras, a ideia é que todos os navegadores sigam uma série de padrões e adotem tecnologias em comum para que desenvolvedores e webmasters possam se assegurar de que seus sites funcionarão de forma constante e confiável em qualquer browser — e para evitar dores de cabeça de usuários, claro.

Publicidade

Na prática, esse progresso poderá ser acompanhado por todos (desenvolvedores e usuários) na página Interop 2022 Dashboard, que reúne os objetivos em comum da iniciativa em 15 áreas focais e 3 iniciativas de investigação. Por lá, cada navegador conquista uma quantidade de pontos de acordo com os elementos que já segue e a porcentagem de progresso relacionada a cada um deles.

Entre versões beta, a Apple está indo relativamente bem: o Safari Technology Preview tem atualmente 73 pontos, contra 74 do Firefox Nightly e 71 do Chrome Dev e do Edge Dev. Já nas versões estáveis, a Maçã está precisando comer bastante feijão com arroz: o navegador de Cupertino está apenas com 50 pontos, contra 69 do Firefox e 61 do Chrome/Edge.

Você pode acompanhar o progresso da Interop 2022, bem como todos os detalhes de avaliação e os pontos-chave definidos pelas empresas, nessa página. Aqui, os desenvolvedores do WebKit (motor de renderização do Safari) detalham alguns dos pontos principais do projeto.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Aqara G2H Pro

Aqara lança câmera G2H Pro com novas funções e melhorias

Próximo Artigo
Pessoas usando máscara dentro de uma Apple Store

Funcionários da Apple não precisarão mais usar máscaras

Posts Relacionados