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Ratoeira

★ Como se proteger de golpes ao fazer compras na Black Friday!

A Black Friday deste ano está batendo à porta e, com ela, também os milhares de golpes espalhados por aí. Eles mais do que se intensificam nesse período de promoções, afinal, é bem mais difícil “desacreditar” em promoções surreais num dia que (pelo menos teoricamente) vários produtos deveriam estar custando menos.

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Quando falamos em golpes na Black Friday, os envolvendo compras em sites online logo vêm à mente. Eles podem envolver sites famosos como Amazon, Magazine Luiza e Americanas, e eventualmente enganar até mesmo o mais bem informado dos usuários.

Nesta publicação, você verá alguns dos tipos de golpes mais comuns envolvendo compras online e também dicas de como se proteger deles para comprar com segurança na Black Friday!

Sites fraudulentos

Copiar a interface e até mesmo o modo de funcionamento de um site é uma das formas mais comuns de golpes atualmente. Golpistas aproveitam a memória visual dos usuários e fazem réplicas quase idênticas de plataformas como Amazon, Magazine Luiza, Casas Bahia e muitos outros — suficientes para enganar muitos usuários desavisados.

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Como o valor dos produtos anunciados muitas vezes é bem inferior ao preço tradicional e a interface é, aparentemente, de um site confiável, muitos usuários acabam colocando seus dados de cartão de crédito ou fazendo transferências via Pix para empresas de fachada que, infelizmente, nunca lhe entregarão o produto supostamente adquirido.

A forma mais fácil para reconhecer esse tipo de golpe é verificando cuidadosamente a URL do site, a presença do protocolo HTTPS (não HTTP) e do cadeado indicando que a página é segura.

Como muitos golpistas conseguem falsificar até mesmo o endereço do site e usar truques como troca de letras por símbolos semelhantes, digitar você mesmo a URL do site na barra de buscas pode ser uma ótima forma de certificação, em caso de dúvidas.

Golpes envolvendo phishing

Outro método de golpe bastante comum envolve o envio de uma mensagem ou um email falso. Essa técnica faz com que o usuário pense se tratar de um canal oficial e forneça suas informações pessoais — a famosa “engenharia social”, que se tornou bastante comum com a popularização das compras online.

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Tais emails geralmente pedem que usuários cliquem em links, baixem anexos ou até mesmo alegam suposto problema com uma compra e enfatizam a necessidade de que os clientes devem informar dados sensíveis em sua resposta — tudo com o logo, a formatação e a linguagem comercial bastante semelhantes aos da empresa verdadeira.

Muito cuidado com esse tipo de golpe, pois empresas de comércio eletrônico não pedem informações confidenciais (como senhas ou dados de cartões de crédito) por email. Só forneça esse tipo de informação tendo certeza de que se trata efetivamente do sistema da loja em questão.

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Na dúvida, ligar para o suporte da empresa especificado no site oficial é uma opção mais segura para certificar se há algo de errado com sua conta.

Produtos falsos

Os golpes envolvendo produtos falsos também têm dado dor de cabeça para muita gente na internet. Ao contrário do primeiro golpe, que acontece envolvendo falsificações de sites famosos, neste golpe os sites verdadeiros são usados para a maracutaia — especialmente em sites com opções de marketplace ou compra e venda.

A tática costuma ser sempre a mesma: golpistas anunciam um produto novo ou usado — que pode ser, inclusive, um anunciado por outra pessoa em outra plataforma. Após o usuário realizar o pagamento, o golpista simplesmente dá um chá de sumiço e o cliente fica sem o produto supostamente adquirido.

Sempre prefira comprar produtos vendidos pela própria loja em que eles estão hospedados, mas, nos casos em que isso seja impossível, tenha em mente que sites como Amazon e Magazine Luiza fornecem notas para cada vendedor — o que uma boa métrica para saber se ele é confiável.

Em sites de compra e venda, na hora de comprar, dê preferência a intermediários de pagamento oficiais da plataforma (como o Mercado Pago e a OLX Pay), pois eles fornecem uma garantia de que o seu dinheiro só será entregue ao vendedor caso dê tudo certo com a sua compra.

Golpe do atendente

Terminemos falando sobre o golpe da ligação, o qual, além de ser comum envolvendo correntistas dos mais variados bancos, também é muito direcionado a clientes de sites de venda online. Basicamente, consistem em golpistas se passando por funcionários de suporte das empresas de venda por meio de chamadas telefônicas.

Esses golpistas podem fazer as mais diversas alegações em suas ligações, como afirmar que há um problema com a sua conta ou falar sobre uma transação suspeita. Os criminosos podem pedir para acessar remotamente a conta do usuário com a justificativa de resolver o problema ou até mesmo pedem a confirmação de dados de cartão de crédito e afins.

Assim como no caso do email, não é uma prática comum uma empresa de venda ligar para um cliente solicitando informações confidenciais ou acesso à conta. Novamente, em caso de dúvidas, é uma boa prática procurar o suporte oficial da loja/companhia para confirmar qualquer suspeita.

Proteja suas contas

Outros golpes bastante comuns na Black Friday incluem vulnerabilidades relacionadas a contas. O uso de senhas fáceis de adivinhar (ou de quebrar), como sequências numéricas ou dados de documentos pessoais, é praticamente um chamado para ter as suas contas em lojas “invadidas”, com um estrago irreparável como resultado.

Outra prática bastante comum (mas igualmente insegura) é a de armazenar imagens e fotos de cartões de crédito ou até mesmo enviá-las para amigos. Com softwares maliciosos, golpistas podem conseguir acessar esses arquivos com facilidade e, consequentemente, fazer compras online usando o número do seu cartão.

Por isso, o uso de um gerenciador de senhas é outra forma de se manter protegido. Além de gerar senhas diferentes e seguras para cada site, eles também geralmente contam com a possibilidade de armazenar dados de cartão de crédito — de maneira segura e prática, para permitir um fácil preenchimento a cada compra.

Proteja-se usando o NordPass

O NordPass, gerenciador de senhas da Nord Security, é um exemplo de software que pode lhe ajudar a se manter protegido na Black Friday. Além dos recursos supracitados, ele conta com facilidades como análise da segurança das senhas, compartilhamento seguro com contatos confiáveis, forte criptografia e suporte a biometria.

O lado mais interessante do NordPass, no entanto, é que ele é bastante acessível e está com ótimos descontos. Você pode adquirir o plano Premium com 50% de desconto no plano de 2 anos (R$132,30), equivalente a R$4,90 mensais, ou economizar 40% no plano anual (R$88,50), por apenas R$5,90 mensais. Além disso, você ganha três meses extras na sua assinatura!

Há também opções de plano para a toda a sua família, bem como uma opção gratuita, a qual possibilita armazenar senhas, passkeys e cartões de crédito e preenchê-las automaticamente em sites — desde que a sua conta esteja logada em um dispositivo por vez.

Segurança sempre, hein! 👮‍♂️🔐

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