Navegador mais utilizado da atualidade (tanto em celulares quanto em desktops), o Google Chrome chegou esta semana à sua versão 99, dando mais um passo rumo aos esperados (e temidos) três dígitos.
Embora não tenha chegado com grandes mudanças, a atualização trouxe algumas pequenas novidades, como um recurso vindo do Microsoft Edge, uma mudança importante referente a bloqueadores de anúncios e outra para quem usa o navegador com alguma stylus.
Novo modo de exibição para downloads
Não é novidade para ninguém que o Edge incorporou vários recursos do Chrome, até porque o navegador padrão do Windows passou a ser desenvolvido há alguns anos com base no projeto original do concorrente (o Chromium).
Agora, no entanto, é o Chrome que está incorporando um recurso do browser da Microsoft: uma nova forma de exibir downloads.
Desde o seu lançamento exibindo os arquivos salvos em uma barra na parte inferior, o Chrome agora conta com um ícone dedicado na sua barra de ferramentas (ao lado da barra de endereço).
Ao clicar no ícone, o usuário é apresentado a uma lista com os downloads recentes, a exemplo também do que acontece no próprio Safari e no Firefox (há muito tempo, diga-se).
Nova API para bloqueadores de anúncios
Com a nova versão, o Chrome está dando o primeiro passo para o que vem sendo considerado por muitos como o fim dos bloqueadores de anúncio. É que o Google está começando a matar de vez na plataforma de desenvolvimento de extensões Manifest v2, substituindo-a pela Manifest v3.
Mas qual o problema nessa troca? É que a nova plataforma exige que desenvolvedores de bloqueadores de anúncios usem a nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. DeclarativeNetRequest, que limitará as entradas de filtro de bloqueio a 30.000 (atualmente, o limite é de 100.000) — número considerado insuficiente para um bloqueador de anúncios.
A Chrome Web Store já não aceita mais extensões com a Manifest v2 desde janeiro deste ano, e extensões que ainda a usam deixarão de funcionar em junho do ano que vem.
Reconhecimento de caligrafia
Essa novidade é para quem costuma usar o Google Chrome com alguma stylus. Agora, o navegador está lançando com a atualização uma versão final da API para reconhecimento de escrita, que chegou em beta no Chrome 91.
Com isso, os desenvolvedores não precisam mais usar plataformas de terceiros para que o reconhecimento de caligrafia funcione nos campos de entrada de texto. Antes, o recurso estava disponível no Gboard para Android, mas agora também chega à versão web.
Novo seletor de datas
No Chrome 99, os desenvolvedores de aplicativos para web do Chrome não precisam fazer alterações de código para que tenham um seletor de datas, já que um nativo aparecerá por padrão sempre que uma entrada de data for solicitada.

Até mesmo um site de teste com vários estilos diferentes de seletores (os da imagem acima) foi lançado, o que nos permite observar um pouco como se dará o seu funcionamento.
E no iOS?
Especificamente no aplicativo para iOS do Chrome, o Google trouxe como novidades um acesso facilitado aos sites mais visitados e aos favoritos ao abrir uma nova guia, bem como um monitoramento de reduções no preço de produtos.
Funciona assim: ao ver um produto em um site, caso haja uma redução no preço, o usuário verá o novo valor se a aba continuar aberta. O recurso, segundo o Google, ficará disponível caso a conta do usuário esteja conectada.
via Chrome Unboxed
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.