O primeiro benchmark do Mac Studio com chip M1 Ultra apareceu no Geekbench 5 logo após o evento especial de ontem — e, como esperado, os resultados confirmam que o novo chip é realmente capaz de ultrapassar o Mac Pro de ponta em alguns aspectos.
Segundo os dados do testes, a máquina é identificada como Mac13,2
e está rodando o macOS Monterey 12.3. Com relação à veracidade do benchmark, uma fonte anônima da Apple confirmou ao AppleInsider que os testes são realmente autênticos.
Mais precisamente, o M1 Ultra obteve 1.793 pontos nos testes single-core e 24.055 multi-core. Comparativamente, o Mac Pro com chip Intel Xeon W de 28 núcleos alcançou 1.152 pontos nos testes single-core e 19.951 em multi-core.
Isso significa que o M1 Ultra é 21% mais rápido quando se trata de desempenho multi-core e, em single-core, 56% mais rápido que o Mac Pro de 28 núcleos — nessa comparação especificamente.
Já o chip M1 Max, presente no MacBook Pro de 16 polegadas, alcançou uma pontuação de single-core de 1.739 e uma pontuação de multi-core de 11.680 no mesmo teste do Geekbench. Embora a primeira pontuação seja aproximadamente semelhante, as pontuações multi-core do M1 Ultra são 105% maiores que as do M1 Max. 😳
Os números certamente são surpreendentes, pois o Mac Studio é muito mais compacto e eficiente que o Mac Pro — mas isso não significa que o chip M1 Ultra torne o Mac Studio melhor que o Mac Pro em todas as situações, afinal, a workstation pode ser configurada com duas GPUs1 Radeon Pro com 64GB cada, ou até mesmo com 1,5TB de RAM2 – componentes que têm mais impacto do que o desempenho da CPU3 para algumas tarefas.
Mac StudioNOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.