O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mac Studio M1 Ultra pesa quase 1kg a mais que o M1 Max; saiba por que

Traseira do Mac Studio com todas as suas portas

Uma das grandes surpresas do evento da Apple de ontem foi o lançamento de mais uma variante do chip M1, o M1 Ultra — num momento em que muita gente esperava que a Maçã fosse lançar o “M2”.

Publicidade

Logo depois do anúncio, a empresa apresentou (obviamente) o primeiro produto a ser equipado com o novo chip: o Mac Studio, que chegou para se posicionar entre o Mac mini e o Mac Pro.

A exemplo do que fez com os MacBooks Pro de 14″ e 16″, no ano passado, a Maçã lançou seu novo desktop com duas opções diferentes de processadores: M1 Max e M1 Ultra.

Até aí, tudo bem, se não fosse um detalhe que muita gente estranhou ao olhar as especificações do Mac Studio: uma diferença gritante de peso entre as variantes com esses dois chips. Enquanto a versão com M1 Max pesa 2,7kg, a com o chip superior pesa 3,6kg.

Publicidade

A diferença de quase 1kg, é claro, deixou muita gente querendo encontrar uma justificativa, já que os dois computadores contam com as mesmas dimensões e o M1 Ultra parece ocupar (no máximo) o volume de dois M1 Max — espaço esse que é uma porcentagem irrisória em relação ao tamanho e ao peso do computador em si.

Embora alguns tenham sugerido que a diferença se dá por causa da necessidade de uma fonte de alimentação mais robusta, a Apple explicou ao The Verge que a diferença está no metal que é utilizado nos dois modelos.

Eles têm a mesma fonte de alimentação de 370W. O peso adicional se deve ao M1 Ultra ter um módulo térmico de cobre maior, enquanto o M1 Max tem um dissipador de calor de alumínio.

Resumidamente, enquanto o cobre pesa 8,9 gramas por centímetros cúbicos, o alumínio pesa 2,7 gramas no mesmo volume, o que faz com que os dissipadores de calor tenham pesos consideravelmente diferentes (ainda que o design da máquina seja essencialmente o mesmo).

Publicidade

No entanto, uma possível diferença de design ainda não pôde ser comprovada (a Apple não se pronunciou sobre essa questão). Nos resta esperar para que alguém confira isso bem de perto quando o novo desktop da Apple chegar ao mercado. Por enquanto, até onde se sabe, a diferença está mesmo apenas nos materiais.

Mac Studio

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Linha de cores do iPhone SE de terceira geração

Novo iPhone SE vem com 4GB de RAM

Próximo Artigo
Apple Studio Display de frente, rodando o macOS Monterey

Studio Display é compatível com PCs, mas… com sérias limitações

Posts Relacionados