O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Acessibilidade: Twitter testa melhorias na descrição de imagens

Um recurso muito importante para usuários com deficiências visuais — e, em breve, bem mais fácil de ser acessado

Não é de hoje que o Twitter é criticado por seu descaso com recursos na seara da acessibilidade. De fato, a rede social do passarinho sequer tinha uma equipe dedicada a essa área até dois anos atrás — funcionários que desejassem trabalhar em recursos do tipo tinham que fazê-lo de forma voluntária, para além das suas atribuições “oficiais”.

Publicidade

No fim de 2020, o Twitter enfim estabeleceu sua própria equipe de acessibilidade, o que já rendeu boas melhorias — basta lembrar do recurso de legendas automáticas em vídeos, por exemplo. Agora, mais uma boa novidade: a ferramenta de descrição de imagens ficará mais visível e bem mais acessível aos usuários.

Nós recebemos muitos feedbacks sobre como melhorar a experiência da descrição de imagens (ou texto ALT) no Twitter. Hoje, estamos lançando dois novos recursos para 3% dos usuários do Twitter no Android, no iOS e na web: o distintivo ALT público e as descrições de imagem expostas. 🧵 (1 de 6)

Mais precisamente, sempre que uma imagem tiver descrição disponível, um indicativo ALT aparecerá no canto inferior esquerdo da tela; basta tocar no distintivo para abrir a descrição. O processo é muito mais intuitivo que o anterior, que exigia entrar no menu contextual do tweet para descobrir se a imagem tinha uma descrição cadastrada (e só depois abri-la).

A descrição de imagens é importante para usuários com deficiências visuais, pois permite que leitores de tela descrevam à pessoa um resumo do que está contido na foto. O texto também serve a outras faixas do público, entretanto: pessoas com conexões instáveis ou deficiências cognitivas também podem aproveitar as descrições.

Vale notar que a descrição deve ser feita pelo usuário no momento da postagem, e isso não mudou: a opção de adicionar o chamado texto alternativo aparece na tela de escrita do tweet, assim que você faz o upload da imagem. Esperamos que, com o botão ALT mais visível, o recurso torne-se mais popular — afinal, quanto mais pessoas atingidas, melhor, não é mesmo?

O fato é que, por ora, as novidades aparecerão apenas para 3% dos usuários da rede — não se sabe por quanto tempo os testes durarão, mas em breve deveremos ouvir novidades em relação a isso.


Ícone do app Twitter
Twitter de Twitter, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 9.15 (229.4 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Twitter
Twitter de Twitter, Inc.
Compatível com Macs
Versão 9.10.1 (109.2 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via The Verge

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhones SE de terceira geração na diagonal

Benchmark do novo iPhone SE se equipara ao do iPhone 13

Próximo Artigo
Ilustração criada com o Blender

Blender ganha compatibilidade com Metal em Macs M1

Posts Relacionados