O melhor pedaço da Maçã.

Apple pretende aprimorar métodos de autenticação para sistemas de DRM

Em termos de distribuição de conteúdo digital, DRM sempre é um tópico complicado de se abordar, mas é também uma tecnologia adotada pela Apple e uma daquelas em que a companhia realiza pesados investimentos na proteção de direitos autorais sobre o que é vendido nas suas lojas online. Provavelmente, foi pensando nisso que ela enviou um novo pedido de patente para o governo norte-americano, visando aprimorar os métodos de autenticação usados em sistemas de proteção FairPlay (nome usado para o DRM da iTunes Store).

Publicidade

O sistema que ela desenvolveu como proposta para isso envolveria o uso de componentes físicos para emitir valores usados na autenticação de um usuário sobre acesso a conteúdos protegidos, comparando informações entre duas partículas emissoras. Caso sua implementação seja bem-sucedida, este método reduziria as chances de um hacker tentar rastrear essas informações para burlar a autenticação e, como consequência, também impediria a pirataria de conteúdos adquiridos diretamente a partir da Apple.

DRM deixou de ser algo empregado em músicas da iTunes Store, mas ainda é uma realidade para quem compra vídeos, aplicativos e até livros por meio da loja. Se considerarmos que essa tendência não deverá mudar a curto prazo, empregar técnicas mais avançadas para proteger esses produtos digitais e seus direitos autorais não seria nada estranho vindo da Apple, embora as críticas sobre essa atitude sejam inúmeras.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: o que acontece com o iPad quando utilizado no espaço, em gravidade zero

Próx. Post

Quarto beta do Microsoft Office 2011 para Mac revela pequenas mudanças no Messenger

Posts Relacionados