O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iMac e MacBook Air com macOS Monterey

macOS Monterey 12.3 chega com Controle Universal, novos emojis e mais!

Após muita espera, finalmente o macOS Monterey 12.3 (compilação 21E230, a mesma da versão Release Candidate) foi liberado para todos os usuários! Após lançar a versão Release Candidate recentemente, a Apple disponibilizou uma nova atualização do sistema operacional com o tão esperado Controle Universal (Universal Control) e outras novidades.

Publicidade

Junto ao macOS 12.3, a Apple disponibilizou também o macOS Big Sur 11.6.5 (compilação 20G527) e o Security Update 2022-003 Catalina, com suas tradicionais correções de bugs e melhorias em segurança, bem como o Xcode 13.3 (13E113) para desenvolvedores.

Ao contrário das versões anteriores do SO, que não vieram com muitos destaques em termos de recursos, (desta vez) a Maçã resolveu trazer algumas features importantes, as quais detalhamos abaixo!

Controle Universal

Apresentado pela Apple desde o anúncio do macOS Monterey 12, o Controle Universal era um dos recursos mais aguardados pelos usuários, mas acabou sendo adiado diversas vezes pela Maçã. Isso até hoje, já que ele foi lançado tanto para o o sistema operacional para computadores quanto para o iOS/iPadOS 15.4 (que também foram liberados há pouco).

Publicidade

Com o Controle Universal, é possível usar o mesmo trackpad/mouse ou teclado de um Mac para interagir com outros dispositivos da Maçã (como iPads ou até Macs adicionais) e vice-versa. É possível, por exemplo, selecionar um arquivo em um dispositivo e arrastá-lo para o outro (como se fosse um segundo monitor).

Atualização dos AirPods

Com o macOS 12.3, os AirPods também terão seu firmware atualizados quando conectados a Macs. Antes, esse tipo de atualização só podia ser feita usando um iPhone ou um iPad, o que poderia ser um incômodo para quem contava apenas com os fones e o computador (é raro, mas acontece).

Novos emojis

Também a exemplo das novas versões dos sistemas operacionais móveis, o macOS 12.3 ganhará uma chuva de novos emojis. São mais de 30, no total, e eles incluem um rosto derretido, bolhas, feijão, rosto com boca na diagonal, palma da mão, ovos, bateria fraca e até coral.

Emojis

Nós, é claro, já preparamos um post com todos os emojis que estão chegando com a nova versão!

Chaves do iCloud

A Apple também preparou mudanças no funcionamento das Chaves do iCloud. Atualmente, o Safari pode (por algum motivo desconhecido) salvar determinada senha de um site em específico sem atrelar a ela um nome de usuário ou email para login.

Publicidade

Com a nova versão, esse comportamento não ocorrerá mais, já que o Safari exibirá uma popup na tela solicitando que o usuário digite um nome de usuário manualmente caso não consiga reconhecê-lo automaticamente.

Adeus, Python 2

Agora, uma novidade para desenvolvedores: a Apple está finalmente removendo o Python 2, cujo suporte foi encerrado em 2020 (após um adiamento de cinco anos). Com isso, a Maçã sugere que os usuários remanescentes migrem para outra linguagem de script alternativa — como o Python 3, que já vem nativamente nos Macs.

Notas de liberação

Eis o changelog completo do macOS 12.3:

Publicidade

Controle Universal (beta)

O macOS 12.3 adiciona o Controle Universal para você usar um único mouse e teclado no Mac e no iPad. Este lançamento também inclui novos emojis, rastreamento dinâmico de cabeça no app Música e outros recursos e correções de erros para o Mac.Controle Universal (beta)

  • O Controle Universal permite usar um único mouse e teclado no iPad e no Mac
  • É possível digitar texto no Mac ou no iPad e arrastar e soltar arquivos entre eles

Áudio Espacial

  • O rastreamento dinâmico de cabeça está disponível no app Música com AirPods compatíveis em computadores Mac com o chip M1
  • Ajustes personalizáveis do áudio espacial (Inativo, Fixo e Cabeça Rastreada) agora estão disponíveis na Central de Controle com AirPods compatíveis em computadores Mac com o chip M1

Emojis

  • Novos emojis, incluindo rostos, gestos e objetos domésticos, estão disponíveis no teclado de emojis
  • O emoji de aperto de mão permite escolher tons de pele diferentes para cada mão

Este lançamento também inclui as seguintes melhorias para o Mac:

  • O app Podcasts acrescenta filtros de episódios por temporada, reproduzidos, não reproduzidos, salvos ou baixados
  • A tradução de páginas web do Safari agora é compatível com italiano e chinês (tradicional)
  • O app Atalhos agora possibilita adicionar, remover ou buscar etiquetas com Lembretes
  • As senhas salvas agora podem incluir suas próprias notas
  • A precisão de leitura de capacidade da bateria foi aprimorada

Este lançamento também inclui correções de erros para o Mac:

  • O áudio poderia soar distorcido ao assistir a vídeos no app Apple TV
  • Algumas fotos e vídeos poderiam ser movidos sem querer durante a organização de álbuns no app Fotos

Temos, também, importantes correções de segurança trazidas pelo update — incluindo uma relatada pelo brasileiro Guilherme Rambo, vejam só.


Além dos recursos mencionados, vale ressaltar, as atualizações dos sistemas operacionais da Maçã sempre trazem correções de bugs e de segurança, então sempre é bom manter os computadores na última versão! 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple TV e HomePod

tvOS 15.4 e Software do HomePod 15.4 são lançados!

Próximo Artigo
watchOS 8 em Apple Watches (WWDC21)

watchOS 8.5 é lançado com novos emojis

Posts Relacionados