O melhor pedaço da Maçã.

TSMC anuncia produção de chips de 1,6 nanômetro para 2026

ToyW / Shutterstock.com
TSMC

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), maior fabricante de semicondutores do mundo e grande parceira da Apple, anunciou ontem no Simpósio de Tecnologia da América do Norte (que aconteceu nos Estados Unidos) a fabricação de chips de 1,6 nanômetro para 2026 — os quais, obviamente, poderão equipar os iPhones e Macs futuramente.

Publicidade

Segundo a empresa, que denominou a nova tecnologia de fabricação como “A16” (nenhuma relação com o chip A16 Bionic, da Apple), os chips combinarão a arquitetura Super Power Rail com transistores nanofolha — o que melhorará a densidade lógica e o desempenho ao dedicar recursos de roteamento frontal a sinais, “tornando o A16 ideal para produtos HPC com rotas de sinal complexas e redes de entrega de energia densas”.

De acordo com a TSMC, se comparado ao processo N2P (de 2nm) da empresa, o A16 fornecerá velocidades entre 8% e 10% melhores no mesmo VDd (tensão positiva da fonte de alimentação), uma redução de energia na mesma velocidade entre 15% e 20%, bem como uma densidade de chips até 1,10x melhor para produtos de data center.

Segundo especialistas ouvidos pela agência Reuters, a produção dos chips de 1,6nm acirrará a disputa entre a empresa e a Intel sobre quem produz os chips mais rápidos e eficientes do mundo. Em fevereiro, a companhia americana revelou a produção de chips com a tecnologia 14A dedicados a inteligência artificial, prometendo ultrapassar a empresa taiwanesa em velocidade.

Embora os executivos da TSMC tenham dito durante o evento que os fabricantes de “chips de IA” deverão ser os primeiros a adotar a tecnologia A16, o aumento na demanda por recursos e poder de fogo para IA em iPhones poderá requerer o uso do processo futuramente — embora, atualmente, os processadores dos aparelhos da Maçã “ainda” sejam fabricados numa litografia de 3nm.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Congo acusa Apple de explorar minerais de forma ilegal no seu território

Próx. Post

Agora é possível transferir chamadas do Google Meet entre dispositivos

Posts Relacionados