O uso de redes sociais por jovens tem se tornado motivo de preocupação cada vez mais frequente entre especialistas — há quem classifique o fenômeno, inclusive, como um problema de saúde pública que precisa ser combatido. Pois em uma nova tentativa de dar aos pais e responsáveis mais ferramentas proteger os adolescentes, o Instagram começou a liberar hoje o Family Center, uma central com novos recursos de controle parental.
As funcionalidades, anunciadas em dezembro passado e classificadas pela Meta (empresa-mãe da rede) como “a primeira leva” de uma série de novidades nessa seara que serão introduzidas no futuro próximo, permitem que os adultos monitorem de forma mais proativa a atividade dos jovens na rede — com recursos de limite de uso, alertas sobre interações realizadas na plataforma e mais.
Ao usar o Family Center, pais e responsáveis poderão, por exemplo, conferir por quanto tempo seus filhos têm usado o aplicativo por dia (num gráfico semelhante ao Tempo de Uso, da Apple), bem como monitorar as contas que eles seguiram ou que passaram a segui-los recentemente. Também será possível receber uma notificação sempre que o adolescente fizer alguma denúncia na plataforma.
Os recursos valem para usuários com menos de 18 anos, mas, por ora, os jovens do Instagram precisarão ativar o Family Center por conta própria — apenas em junho próximo os pais/responsáveis poderão iniciar o chamado “modo de supervisão” independentemente, sem requerer uma ação dos filhos (os jovens serão notificados sobre o início do monitoramento, claro).
Nos próximos meses, o Family Center receberá também novos recursos, como uma ferramenta de limite de uso — que permitirá configurar horários autorizados para a utilização do app ou um limite de tempo diário — e a possibilidade de dois adultos compartilharem a supervisão do perfil de um menor de idade. Os demais aplicativos da Meta, bem como a plataforma de realidade virtual dos dispositivos Quest VR, também receberão os recursos em breve.
O Family Center está sendo lançado hoje nos Estados Unidos, e a expansão internacional do recurso deverá ocorrer nos próximos meses.
via The Verge