O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mac Studio SSD - Luke Miani

Bloqueio de software impede upgrade de SSD do Mac Studio

Após um desmonte inicial sugerir que o SSD do Mac Studio pudesse ser trocado pelo próprio usuário (contrariando o dito pela própria Apple), um novo vídeo publicado pelo YouTuber Luke Miani finalmente esclareceu a situação e confirmou que não, você não pode fazer o upgrade do armazenamento do computador após a compra.

Publicidade

Como dito, essa possibilidade havia sido ventilada após um teardown feito pelo canal Max Tech identificar dois slots para SSDs nas entranhas do dispositivo — algo um tanto curioso, já que a Apple vem soldando esse tipo de componente na placa lógica de seus computadores há alguns anos, o que impede o upgrade. Assim, o fato de o SSD do Mac Studio ser removível abriria, pelo menos em teoria, margem para que o upgrade do componente fosse possível — dispensando a (salgada) personalização feita pela Apple.

Em seu vídeo, Miani testa essa possibilidade ao formatar e remover o SSD do seu computador e o colocar em um slot vago do Mac Studio, na esperança de expandir o armazenamento da segunda máquina. Para a sua surpresa, entretanto, o Mac Studio nem chegou a ligar após o procedimento, exibindo apenas um alerta de SOS com a luz de status na parte frontal do computador.

A luz de status, segundo Miani, sugere que o Mac Studio chegou a identificar o SSD extra, mas que seu reinício foi bloqueado por software. Em outras palavras, embora seja possível adicionar uma nova unidade, a Apple parece ter impedido que suas máquinas funcionem adequadamente com um SSD diferente daquele que já equipa a máquina.

Publicidade

Em certo ponto, ele também tentou colocar o SSD em questão no slot ocupado pela unidade original do computador, o que acabou não surtindo efeito.

Uma possível explicação para o design removível dos SSDs é que isso seja uma solução pensada exclusivamente para as assistências técnicas autorizadas da Apple, as quais provavelmente são equipadas com as ferramentas necessárias para permitir que o Mac Studio inicie mesmo com uma peça diferente.

Não é impossível que a Apple eventualmente libere o upgrade através de uma atualização de software — mas, considerando a postura adotada pela empresa nos últimos anos, isso ainda parece estar bem longe de acontecer.

via MacRumors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Cena de "CODA"

"CODA" leva prêmio dos produtores, maior termômetro do Oscar

Próximo Artigo
Bandeira da Holanda

Apple recebe 9ª multa e apresenta nova proposta na Holanda

Posts Relacionados