Desde outubro passado, os criadores do projeto Asahi Linux já afirmavam que o Linux podia rodar como um sistema operacional básico em Macs com chip M1. Nos últimos dias, contudo, foi liberada sua primeira versão alpha para Apple Silicon, disponível para todos.
A Asahi anunciou que a versão chega com suporte a inicialização múltipla, permitindo rodar o macOS e o Linux ao mesmo tempo. Ela também não afeta o nível de segurança ou os recursos do macOS, como FileVault e a execução de aplicativos iOS.
Na verdade, a instalação do Linux não afeta o nível de segurança da instalação do macOS. Você pode continuar usando o FileVault, executando aplicativos iOS e assistindo Netflix em 4K!
A versão funciona em Macs com chip M1 [Pro e Max], exceto o recém-lançado Mac Studio com o chip M1 Ultra. Para instalá-lo, é necessário o macOS Monterey 12.3 ou superior, o que permite sua execução por meio de um comando no Terminal.
A versão conta com novos recursos de compatibilidade, contudo, ainda carece de várias funcionalidades básicas, incluindo suporte a Bluetooth, webcams, controle de brilho e alto-falante. Ela também não é compatível com uma série de portas, incluindo Thunderbolt, HDMI e saída de 3,5mm para fones de ouvido (nos modelos com chip M1 Pro e Max).
Por isso mesmo, a Asahi disse que essa versão ainda é bem preliminar, e deverá ser usada primariamente por desenvolvedores e usuários experientes. A lista dos requisitos para a instalação pode ser conferida aqui.
dica do Anderson Silva