A MacPaw, companhia ucraniana responsável por apps populares como CleanMyMac X e Setapp, anunciou hoje o lançamento do SpyBuster — uma nova ferramenta criada para proteger usuários de aplicativos e sites hospedados em servidores na Rússia e na Bielorrússia.
O desenvolvimento do SpyBuster foi motivado pelos vários ataques cibernéticos contra serviços do governo ucraniano que antecederam a invasão do país pelas tropas russas, há cerca de um mês. Segundo a MacPaw, o aplicativo busca proteger cidadãos de todo o mundo contra a espionagem e a divulgação de notícias falsas feitas pelo governo russo.
Após instalado, o app primeiro procura por qualquer aplicativo no Mac que tenha origem russa ou bielorrussa e/ou se comunique com servidores nessas regiões. Sites e serviços acessados pelo Safari ou qualquer outro browser também são analisados em tempo real em segundo plano.
Caso o SpyBuster identifique qualquer endereço na web ou serviço que pode comprometer a segurança do usuário, é possível bloqueá-los direto do app, cortando imediatamente qualquer comunicação entre a máquina e seus servidores.
Para ressaltar a importância do app, a MacPaw destaca uma lei russa de 2016 que dá ao Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) o poder de solicitar qualquer dado armazenado nos últimos seis meses por serviços online que operam no país, tal como mensagens, emails, fotos e outras informações de usuários. Metadados como localização, datas e horários, por sua vez, podem ser exigidos por até três anos.
A MacPaw afirma que todos os dados coletados pelo SpyBuster permanecem armazenados localmente e não são compartilhados com ninguém, incluindo a própria desenvolvedora.
O SpyBuster é completamente gratuito e pode ser baixado por aqui. O app requer o macOS Catalina 10.15 ou posterior instalado.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.