O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iOS 15: documentos no app Carteira

iOS 15: documentos no app Carteira estreiam nos EUA

Lá se vão mais de nove meses desde que a Apple, como parte da WWDC21, apresentou novidades para o aplicativo Carteira (Wallet). A principal delas? A possibilidade de armazenar documentos como carteiras de identidade e motorista no app. Já sabíamos que o recurso seria restrito inicialmente aos Estados Unidos, e hoje ele enfim está disponível… em um estado americano, isto é.

Publicidade

Conforme antecipado pela Maçã em setembro passado, o Arizona tornou-se o primeiro local a aceitar as versões digitais do documento de identidade e da carteira de motorista no app Carteira. Com isso, residentes do estado podem adicionar seus documentos ao aplicativo para exibi-los(e registrá-los) no iPhone ou no Apple Watch.

O Aeroporto Internacional de Phoenix Sky Harbor já foi equipado com postos de segurança especiais, nos quais os usuários do recurso podem passar com maior facilidade. Nesse sentido, basta encostar o smartphone ou relógio no terminal e autenticar a operação com o Face ID/Touch ID para que você seja reconhecido automaticamente e tenha sua entrada liberada, sem precisar do intermédio de um funcionário do aeroporto.

Durante o processo, o dispositivo mostra quais informações são exigidas e serão compartilhadas com a TSA (Administração para a Segurança dos Transportes), para que você saiba exatamente quais dos seus dados estão sendo transmitidos e possa consentir (ou não) com o envio das informações. Tudo é transmitido de forma criptografada, naturalmente.

O processo para adicionar os documentos ao app Carteira é bem simples: com o iPhone, o usuário precisa tirar fotos da frente e verso do cartão e fazer um rápido processo de reconhecimento facial, movendo a cabeça em algumas direções para comprovar sua identidade. A funcionalidade é conectada aos sistemas de registro civil de cada estado dos EUA, por isso a demora para ser expandida.

Publicidade

Vale notar que o recurso dos documentos no app Carteira funciona com o iPhone 8 ou superior rodando o iOS 15.4 — no caso dos relógios, é necessário ter um Apple Watch Series 4 ou superior rodando o watchOS 8.4.

Segundo a Apple, entre os próximos locais dos EUA que receberão o recurso estão: Colorado, Havaí, Mississippi e Ohio, além do território de Porto Rico; de acordo com uma reportagem recente do Times Union, a Maçã fez lobby para que o estado de Nova York também adote a funcionalidade, ainda sem resultado. Nada se sabe ainda, entretanto, sobre uma expansão internacional.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Vídeo: dominando o app Tempo (Weather) do iPhone

Próximo Artigo
MacBook Air

Apple estaria desenvolvendo novo MacBook Air de 15"

Posts Relacionados