Se você já vendeu ou comprou um carro no Brasil, sabe como a transferência da propriedade do veículo pode ser algo bastante burocrático, com suas intermináveis vistorias e idas ao cartório. Uma nova atualização do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no entanto, promete mudar isso.
A partir de hoje, será possível transferir a propriedade de um veículo diretamente pelo app CDT, dispensando boa parte da papelada geralmente envolvida nesse processo e o nada conveniente reconhecimento de firma presencial. O serviço já oferecia outras facilidades, como a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a consulta rápida de infrações, e agora acaba de ficar ainda mais completo.
Agora, quem quiser passar um veículo para outra pessoa precisa apenas fornecer alguns dados básicos do comprador, como o CPF1Cadastro de Pessoas Físicas., por exemplo. Feito isso, o vendedor deve assinar o documento da transferência pelo aplicativo. Caso tudo esteja em ordem, o novo proprietário será notificado e deverá repetir o processo em seu smartphone.
Por ser 100% digital, a transferência é enviada diretamente para os sistemas do governo, dispensando quaisquer intermediários. Isso tudo, no entanto, só é possível se tanto o vendedor quanto o comprador tiverem contas nível ouro ou prata no Gov.br — o serviço oficial do Governo Federal.
O recurso contempla apenas veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, ou seja, que possuem a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e) — a nova versão do antigo Documento Único de Transferência (DUT). Além disso, a transferência eletrônica só pode ser usada por donos de veículos registrados nos Detrans dos seguintes estados: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Roraima.
A nova atualização é completamente gratuita e já pode ser baixada tanto na App Store quanto no Google Play. Curtiram a novidade? 😄
via Tecnoblog
Notas de rodapé
- 1Cadastro de Pessoas Físicas.