Se você é residente dos Estados Unidos e pagou por algum plano do iCloud entre setembro de 2015 e janeiro de 2016, é bom prestar atenção: como acordo por conta de uma ação coletiva movida há alguns anos, a Apple concordou em pagar US$14,8 milhões aos usuários que se encaixam na descrição acima.
O caso, como já explicado aqui no MacMagazine, foi iniciado quando os usuários acusaram a empresa de não informar de forma transparente onde seus dados estavam sendo armazenados.
Mais precisamente, segundo os autores da ação, o marketing e os termos de serviço da Apple e davam a entender que os dados guardados no iCloud seriam armazenados em servidores da própria Maçã, quando na verdade esse armazenamento era dividido entre servidores de empresas como Amazon, Google e Microsoft.
Em sua defesa, a Apple afirmou que nenhuma das suas ações viola os termos e condições do iCloud, mas concordou em pagar o montante aos usuários afetados. Entram na ação todas as pessoas que pagaram por planos do seu serviço de nuvem entre 16/09/2015 e 31/01/2016.
Os usuários contemplados que ainda possuem uma assinatura ativa do iCloud (e um endereço nos EUA) receberão o pagamento de forma automática em suas contas; os demais usuários poderão receber um cheque com a quantia devida. Os pagamentos serão realizados de acordo com o plano optado pelo usuário no período do processo, mas ainda não se sabe quanto, em média, cada pessoa receberá — tudo depende do número de assinantes envolvidos na história (e dos honorários dos advogados, claro).
Mais informações podem ser conferidas no site da ação.
via AppleInsider
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro14/11/2022 às 12:10
Usuários do iCloud nos EUA estão começando a receber notificações sobre o pagamento do acordo feito em março passado — no entanto, para a grande maioria dos beneficiados, o valor será inferior a US$1. 🫠
Pode haver variações no valor que será pago para cada usuário, uma vez que isso depende da duração da assinatura, opções de capacidade, número de contas pagas e outros fatores que determinam cada pagamento.
Como informamos na matéria original (acima), o pagamento se aplica a qualquer pessoa que tenha adquirido uma assinatura do iCloud entre 16 de setembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016.
via AppleInsider