Se você é residente dos Estados Unidos e pagou por algum plano do iCloud entre setembro de 2015 e janeiro de 2016, é bom prestar atenção: como acordo por conta de uma ação coletiva movida há alguns anos, a Apple concordou em pagar US$14,8 milhões aos usuários que se encaixam na descrição acima.
O caso, como já explicado aqui no MacMagazine, foi iniciado quando os usuários acusaram a empresa de não informar de forma transparente onde seus dados estavam sendo armazenados.
Mais precisamente, segundo os autores da ação, o marketing e os termos de serviço da Apple e davam a entender que os dados guardados no iCloud seriam armazenados em servidores da própria Maçã, quando na verdade esse armazenamento era dividido entre servidores de empresas como Amazon, Google e Microsoft.
Em sua defesa, a Apple afirmou que nenhuma das suas ações viola os termos e condições do iCloud, mas concordou em pagar o montante aos usuários afetados. Entram na ação todas as pessoas que pagaram por planos do seu serviço de nuvem entre 16/09/2015 e 31/01/2016.
Os usuários contemplados que ainda possuem uma assinatura ativa do iCloud (e um endereço nos EUA) receberão o pagamento de forma automática em suas contas; os demais usuários poderão receber um cheque com a quantia devida. Os pagamentos serão realizados de acordo com o plano optado pelo usuário no período do processo, mas ainda não se sabe quanto, em média, cada pessoa receberá — tudo depende do número de assinantes envolvidos na história (e dos honorários dos advogados, claro).
Mais informações podem ser conferidas no site da ação.
via AppleInsider