O melhor pedaço da Maçã.
Kia Niro

Carros da Kia e da Genesis ganharão chave digital da Apple em 2022 [atualizado]

É a primeira expansão do recurso, que até então está disponível apenas em alguns poucos carros da BMW

Uma das funcionalidades mais interessantes do iPhone e do Apple Watch é o que a empresa chama de car keys (ou chaves de carro, no bom português), que transforma tanto o smartphone quanto o smartwatch em uma eficiente chave de carro — tudo graças à maravilhosa tecnologia NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade..

Publicidade

Oficializado em 2020, o recurso estava limitado a alguns poucos modelos da BMW desde o seu lançamento, mas 2022 será o ponto de virada, com veículos de outras montadoras também passando a ser agraciados com a funcionalidade — inclusive um modelo que será lançado no Brasil.

Ao que tudo indica, carros da Kia e da Genesis passarão a usar o iPhone como chave digital; um porta-voz da Kia afirmou que se “terá mais informações sobre a disponibilidade da Digital Key nas próximas semanas”.

Quem também deu uma pista valiosa sobre a novidade foi a própria Apple, ao atualizar as informações de alguns veículos das duas montadoras na sua lista de carros compatíveis com o CarPlay, indicando que as versões de 2022 do Genesis GV60, do Genesis G90, e do Kia Niro suportarão o recurso.

No Brasil

Ainda que alguns dos modelos da BMW sejam comercializados aqui no Brasil, os veículos premium. Aumentando essa oferta, o Kia Niro muito provavelmente será lançado aqui no Brasil ainda neste ano, embora por ora não saibamos se a versão que chegará terá suporte ao recurso. De toda forma, estamos torcendo muito para que isso aconteça.

Como funciona a car key?

De maneira semelhante ao que acontece com os crachás de escritório virtuais e os cartões de hotel, o recurso para veículos armazena a chave digital do seu carro no app Carteira (Wallet), onde ela pode ser usada da mesma forma que fazemos atualmente com o Apple Pay, por exemplo.

Publicidade

Com carros, basta tocar na maçaneta da porta para destrancar o veículo usando a tecnologia NFC; para dar partida, no entanto, é preciso entrar no automóvel e colocar o iPhone em cima de um leitor ou do carregador sem fio, e a mágica estará completa.


Ícone do app Apple Wallet
Apple Wallet de Apple
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3.4 (1.5 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Atualização, por Eduardo Marques24/03/2022 às 11:30

Nós falamos, de forma errada, que as chaves digitais da Apple poderiam chegar ao Brasil com o lançamento do Kia Niro. Contudo, o recurso já está disponível em carros da BMW os quais são vendidos por aqui, como informou o leitor Lucas Allves. Corrigimos a informação.

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Executiva fala sobre o novo iPad Air e seu público-alvo

Próx. Post

Twitter agora permite fazer buscas por termos em DMs

Posts Relacionados