O melhor pedaço da Maçã.

Análise da densidade de subpixels mostra “benefício” da tecnologia PenTile

Comparação de densidade de subpixels em smartphones - AnandTech

…e aí a Samsung lançou um smartphone gigantesco (supostamente à prova de patentes da Apple), com uma tela AMOLED cuja resolução é (tecnicamente) quase a mesma de um MacBook Air de 11 polegadas e quer vendê-lo quase como se fosse um salto evolutivo em relação ao Retina Display do iPhone. Mas será que o Galaxy Nexus é mesmo essa Coca-Cola toda?

Publicidade

Uma palavra, uma palavrinha minúscula ferra tudo: PenTile. Se tem uma coisa que eu posso dizer sem medo de errar é isto: caso essa palavra apareça em qualquer produto, de qualquer fabricante, até mesmo em um futuro iPhone, FUJA, CORRA. Por quê? Porque, de todas as formas de enganar o consumidor e vender bombas, essa é uma das mais sórdidas dos últimos anos.

Comparação de densidade de subpixels em smartphones - AnandTech

O pessoal do AnadTech analisou a densidade não de pixels, mas de subpixels nas telas de iPhones e do Galaxy Nexus, chegando ao gráfico acima. Apesar de a Sammy alardear que seu novo smartphone tem 316 pixels por polegada, colocando-o no patamar de uma tela Retina (com 330ppi), a “tecnologia” PenTile faz com que a densidade real de subpixels despenque para algo em torno de 414ppi, contra 613ppi de uma tela decente. No AnadTech deram o benefício da dúvida ao Galaxy Nexus, mas eu sinceramente não acho que nada salve essa marmota de vender pixels deformados como se fosse a melhor das inovações.

Publicidade

O que muita gente não sabe é que telas PenTile não têm vantagem absolutamente nenhuma, muito pelo contrário: displays de verdade têm três subpixels em cada pixel (verde, azul e vermelho), enquanto uma tela PenTile tem apenas dois (verde e azul ou vermelho). O resultado é que a qualidade visual despenca, com serrilhados e falta de detalhes, como uma tela de baixa resolução qualquer.

Sob essa luz, leve em conta que nenhum display PenTile se compara a telas tradicionais (AMOLED ou LCD) em termos de clareza e detalhes. Se tiver que comprar um Android da Samsung, opte pelo Galaxy S2: a tela Super AMOLED Plus dele tem três subpixels por pixel, ele tem mais chances de caber no bolso das suas calças e ainda traz uma câmera melhor. Fica a lição: Super AMOLED sem Plus significa PenTile, o que não é vantagem nenhuma para seus olhos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Momento Humor: nem todas as filas nascem iguais

Próx. Post

Do iPhone pro Instagram, daí pro Casetagram, daí para uma case e então de volta ao iPhone

Posts Relacionados