Pois é, minhas amigas e meus amigos. Aquilo que parecia improvável até algumas semanas atrás acabou de se concretizar: “CODA” (ou “No Ritmo do Coração”, no Brasil) acabou de levar para casa o Oscar de Melhor Filme, o maior prêmio do cinema dos Estados Unidos!
O filme do Apple TV+ superou o principal favorito da noite, “Ataque das Cães”, e o filme mais premiado da cerimônia de hoje, “Duna”, para ser eleito o filme do ano entre os quase 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Eram, no total, dez indicados na categoria — “CODA” superou ainda “Amor, Sublime Amor, “Beco do Pesadelo”, “Belfast”, “Drive My Car”, “King Richard: Criando Campeãs”, “Licorice Pizza” e “Não Olhe Para Cima”. Nominalmente, receberam os prêmios os produtores do longa: Philippe Rousselet, Fabrice Gianfermi e Patrick Wachsberger.
A vitória de hoje é histórica para a Apple porque “CODA” tornou-se a primeira produção de uma plataforma de streaming a vencer o Oscar de Melhor Filme. Com isso, a Maçã superou suas principais concorrentes (como a Netflix, o HBO Max, o Amazon Prime Video e a Disney+) como o primeiro serviço digital a ter na sua prateleira a estatueta mais pesada do universo do audiovisual.
Com a conquista de hoje, “CODA” encerra com chave de ouro uma trajetória que já se iniciou vitoriosa. O filme estreou há mais de um ano, no Festival de Sundance de 2021, e venceu todos os prêmios a que estava elegível por lá: os troféus do júri e do público de Melhor Filme de Ficção dos EUA, o prêmio de Melhor Direção, Roteiro e Edição para a diretora Siân Heder e o Prêmio Especial do Júri para o elenco principal do filme.
É bem verdade que “CODA” não é uma produção que nasceu nos escritórios de Cupertino: a Apple adquiriu o filme já pronto após a sua estreia no Festival de Sundance — tanto é que, por conta de algumas negociações extras, a produção não está disponível no Apple TV+ no mundo inteiro (como no Brasil, por exemplo).
Ainda assim, para todos os efeitos, a produção é considerada um “Apple Original Film” e o prêmio de hoje tem, também, as marcas da campanha bem-sucedida feita pela Maçã ao longo da temporada — tanto é que os executivos da empresa estão nos discursos de agradecimento de todas as pessoas premiadas pelo filme.
Congratulations to #CODAfilm, winner of the Academy Award for Best Picture#Oscars pic.twitter.com/XrXdsiP80D
— Apple TV+ (@AppleTVPlus) March 28, 2022
No total, “CODA” saiu da maior festa do cinema com três estatuetas — e 100% de aproveitamento nas suas indicações: além de Melhor Filme, a produção venceu ainda a categoria de Melhor Roteiro Adaptado (para a sua diretora, Siân Heder) e de Melhor Ator Coadjuvante para Troy Kotsur. 🏆👏
O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.