O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

"CODA", do Apple TV+

Histórico: “CODA” vence o Oscar de Melhor Filme

O filme do Apple TV+ é a primeira produção de uma plataforma de streaming a vencer o maior prêmio do cinema

Pois é, minhas amigas e meus amigos. Aquilo que parecia improvável até algumas semanas atrás acabou de se concretizar: “CODA” (ou “No Ritmo do Coração”, no Brasil) acabou de levar para casa o Oscar de Melhor Filme, o maior prêmio do cinema dos Estados Unidos!

Publicidade

O filme do Apple TV+ superou o principal favorito da noite, “Ataque das Cães”, e o filme mais premiado da cerimônia de hoje, “Duna”, para ser eleito o filme do ano entre os quase 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Eram, no total, dez indicados na categoria — “CODA” superou ainda “Amor, Sublime Amor, “Beco do Pesadelo”, “Belfast”, “Drive My Car”, “King Richard: Criando Campeãs”, “Licorice Pizza” e “Não Olhe Para Cima”. Nominalmente, receberam os prêmios os produtores do longa: Philippe Rousselet, Fabrice Gianfermi e Patrick Wachsberger.

A vitória de hoje é histórica para a Apple porque “CODA” tornou-se a primeira produção de uma plataforma de streaming a vencer o Oscar de Melhor Filme. Com isso, a Maçã superou suas principais concorrentes (como a Netflix, o HBO Max, o Amazon Prime Video e a Disney+) como o primeiro serviço digital a ter na sua prateleira a estatueta mais pesada do universo do audiovisual.

Publicidade

Com a conquista de hoje, “CODA” encerra com chave de ouro uma trajetória que já se iniciou vitoriosa. O filme estreou há mais de um ano, no Festival de Sundance de 2021, e venceu todos os prêmios a que estava elegível por lá: os troféus do júri e do público de Melhor Filme de Ficção dos EUA, o prêmio de Melhor Direção, Roteiro e Edição para a diretora Siân Heder e o Prêmio Especial do Júri para o elenco principal do filme.

É bem verdade que “CODA” não é uma produção que nasceu nos escritórios de Cupertino: a Apple adquiriu o filme já pronto após a sua estreia no Festival de Sundance — tanto é que, por conta de algumas negociações extras, a produção não está disponível no Apple TV+ no mundo inteiro (como no Brasil, por exemplo).

Ainda assim, para todos os efeitos, a produção é considerada um “Apple Original Film” e o prêmio de hoje tem, também, as marcas da campanha bem-sucedida feita pela Maçã ao longo da temporada — tanto é que os executivos da empresa estão nos discursos de agradecimento de todas as pessoas premiadas pelo filme.

Publicidade

No total, “CODA” saiu da maior festa do cinema com três estatuetas — e 100% de aproveitamento nas suas indicações: além de Melhor Filme, a produção venceu ainda a categoria de Melhor Roteiro Adaptado (para a sua diretora, Siân Heder) e de Melhor Ator Coadjuvante para Troy Kotsur. 🏆👏

O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$9,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.


Ícone do app Apple TV
Apple TV de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.7.3 (888.8 KB)
Requer o iOS 10.2 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Siân Heder

Siân Heder vence Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por "CODA"

Próximo Artigo
Facebook

Facebook: como deixar de seguir ou colocar um perfil no modo Soneca [iPhone, iPad, web]

Posts Relacionados