O melhor pedaço da Maçã.

Finalmente: Apple libera versão final do iOS 10.3 para o grande público! [atualizado 2x: Sala de Aula 2.0]

Depois de sete versões de testes, o iOS 10.3 está agora finalmente disponível para todos os usuários de iPads, iPhones e iPods touch compatíveis com a décima versão do sistema operacional móvel da Apple. A compilação final é a 14E277.

Publicidade

Confira os detalhes a seguir.

Novidades

Find My AirPods

As novidades do iOS 10.3 incluem uma forma simples e fácil de encontrar AirPods caso eles sejam perdidos e ainda estejam conectados ao iPhone (pelo Buscar Meus AirPods, dentro do app Buscar Meu iPhone), a adoção do sistema de arquivos Apple File System (APFS), um widget para o aplicativo Podcasts, uma seção renovada dedicada ao ID Apple (englobando iCloud, iTunes/App Stores, Compartilhamento Familiar e mais) no app Ajustes, e a possibilidade de alugar um filme na iTunes Store e assistir de qualquer dispositivo.

Publicidade

Há também a chegada do suporte a pagamentos no framework SiriKit, agendamento de caronas para apps como o Uber, informações via 3D Touch no ícone do tempo dentro do app Mapas (com previsões horárias), atalho para apps comumente usados no CarPlay, suporte expandido para interruptores de luz no HomeKit, aprimoramentos para idiomas asiáticos e o sistema vem ainda com o Safari 10.1, trazendo boas novidades por debaixo do capô.

A App Store no iOS 10.3 conta com uma nova API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para que apps possam ser classificados/avaliados sem que o usuário tenha que ir à loja; pela primeira vez, a Apple permitirá que desenvolvedores respondam a reviews postados na loja; outra novidade é que, ao pressionar com mais força (3D Touch) um review, o usuário poderá marcá-lo como “Útil”.

Desenvolvedores podem agora trocar os ícones dos seus apps dinamicamente — obviamente, os propósitos para isso deverão ser dos mais variados. Nos Ajustes, usuários também poderão identificar facilmente apps que estejam desatualizados há bastante tempo e que poderão deixar de funcionar no futuro.

Publicidade

Por fim, a partir de agora usuários poderão ceder dados do iCloud à Apple para aprimorar inteligência artificial do ecossistema.

Eis o changelog oficial, completo:

O iOS 10.3 apresenta novos recursos, incluindo a capacidade de localizar AirPods usando o aplicativo Buscar iPhone e mais maneiras de usar a Siri com aplicativos de pagamento, transporte e montadoras de automóveis.

Buscar iPhone

  • Veja a localização atual ou a última localização conhecida dos seus AirPods;
  • Reproduza som em um ou ambos os AirPods para ajudar a encontrá-los.

Siri

  • Agora permite pagar e verificar o estado de faturas em aplicativos de pagamento;
  • Agora permite fazer pedidos em aplicativos de transporte;
  • Agora permite verificar o nível de combustível do veículo, acender os faróis e ativar a buzina com aplicativos de montadoras de automóveis;
  • Resultados e estatísticas de críquete para a Indian Premier League e o Conselho Internacional de Críquete.

CarPlay

  • Atalhos na barra de estado para facilitar o acesso aos aplicativos usados por último;
  • A tela Reproduzindo Agora do Apple Music agora oferece acesso às músicas Seguintes e ao álbum da música que estiver sendo reproduzida;
  • Playlists selecionadas diariamente e novas categorias musicais no Apple Music.

Outras melhorias e correções

  • Alugue uma vez e assista a seus filmes do iTunes em todos os seus dispositivos;
  • Nova visualização unificada para seu ID Apple nos Ajustes, com informações sobre a sua conta, ajustes e dispositivos;
  • Condições climáticas de hora em hora no Mapas, usando 3D Touch na temperatura exibida no momento;
  • Agora é possível buscar “carro estacionado” no Mapas;
  • O Calendário adiciona a possibilidade de apagar um convite indesejado e relatá-lo como tal;
  • O aplicativo Casa agora permite ativar cenas usando acessórios com interruptores e botões;
  • O aplicativo Casa agora permite verificar o nível da bateria de acessórios;
  • Compatibilidade com 3D Touch e widget Hoje no aplicativo Podcasts, para acessar os podcasts atualizados recentemente;
  • Programas ou episódios de podcasts podem ser compartilhados e reproduzidos no Mensagens;
  • Corrige um problema que podia impedir a exibição da localização atual no Mapas após redefinir a Localização e a Privacidade;
  • Melhorias de estabilidade para o VoiceOver no Telefone, Safari e Mail.

Precauções antes da instalação

Como sempre, faça um backup completo do seu aparelho antes do update para garantir que, na mínima chance de algo dar errado, todas as suas informações estejam sãs e salvas.

Publicidade

Para fazer o backup via iCloud pelo próprio dispositivo, vá em Ajustes » iCloud » Backup, ative a opção “Backup do iCloud” e toque no botão “Efetuar Backup Agora”. Se você prefere fazer backup no seu próprio computador em vez de salvar tudo na nuvem, conecte o seu gadget ao Mac/PC pelo cabo USB do aparelho e abra o iTunes. Nele, clique no ícone do aparelho, escolha a opção “Resumo” e clique em “Fazer Backup Agora”.

O iCloud é mais prático/moderno, porém a uma eventual restauração via iTunes (pelo computador) é bem mais rápida — mesmo se você tiver uma conexão banda larga veloz.

Instalando o iOS 10.3

Você pode atualizar seus aparelhos de três formas diferentes: no próprio dispositivo (OTA; over-the-air), pelo iTunes ou manualmente. É normal os servidores da Apple ficarem sobrecarregados de início, então se você puder esperar algumas horas ou até um dia, melhor.

OTA

A forma mais simples de atualizar o seu iDevice é pelo próprio aparelho. Para isso, vá em Ajustes » Geral » Atualização de Software; o update para o iOS 10.3 deverá estar listado lá. Basta seguir as instruções e em alguns minutos todo o processo será concluído.

Caso você não tenha espaço suficiente disponível no aparelho, o próprio sistema se encarregará de apagar alguns aplicativos para que possa baixar os arquivos relativos à atualização — após o fim do processo, estes apps serão devidamente reinstalados com todas as suas informações.

ITUNES

Se você gosta e usa o iTunes no seu Mac/PC, pode realizar a atualização do seu aparelho também por ele. Basta conectar o dispositivo ao computador e abrir o software que, muito provavelmente, o aviso da disponibilidade do iOS 10.3 aparecerá imediatamente. Caso isso não aconteça, você deve ir em “Resumo”, dentro da página do dispositivo, e clicar no botão “Buscar Atualizações”.

Em seguida, basta seguir as instruções na tela do computador e aguardar que o processo seja completado.

MANUALMENTE

O terceiro método, o menos utilizado, envolve baixar “à força” a atualização do sistema para o seu dispositivo e aplicar o update pelo iTunes. Ele pode ser uma boa opção caso você tenha vários dispositivos iguais em casa. Neste caso, o download de apenas um arquivo servirá para atualizar todos, o que é uma ótima nos primeiros dias de possíveis servidores lotados e lentos — ainda que o download do arquivo feito pelo iTunes, da forma descrita acima, também possa ser usado para aparelhos iguais.

Para realizar o processo, basta baixar o pacote de atualização referente ao seu dispositivo pelos links abaixo:

Depois, conecte o aparelho ao Mac/PC, abra o iTunes, vá em “Resumo” e clique no botão “Buscar Atualização” enquanto segura a tecla (Option). Na janela que se abrirá, navegue até o arquivo que foi baixado e o selecione. Em seguida, siga as instruções na tela, aguarde alguns minutos e aproveite as novidades.

·   ·   ·

Boa instalação para todos! 😉 E, se você puder conter a ansiedade, não é uma má ideia aguardar algumas horas para fazer isso, até que os servidores da Apple fiquem menos congestionados e você tenha certeza de que não há nenhum problema grave no sistema.

Aos que já atualizaram, comentem abaixo como estão suas experiências.

Atualização, por Rafael Fischmann · 27/03/2017 às 17:56

Depois de muitas versões beta, também, saiu hoje a versão 2.0 do app Sala de Aula (Classroom) para iPad — lançado originalmente há um ano.


Ícone do app Sala de Aula
Sala de Aula de Apple
Compatível com iPads
Versão 3.7 (24.8 MB)
Requer o iPadOS 14.5 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Sala de AulaScreenshot do app Sala de AulaScreenshot do app Sala de AulaScreenshot do app Sala de AulaScreenshot do app Sala de AulaScreenshot do app Sala de AulaScreenshot do app Sala de Aula

Novidades da versão 2.0

  • Crie classes dentro do Sala de Aula e convide alunos por perto para participar;
  • Compartilhe documentos e links com os dispositivos dos alunos via AirDrop (substitui a Extensão de Compartilhamento da Sala de Aula);
  • Alunos podem compartilhar documentos e links com professores via AirDrop;
  • Silencie o áudio dos dispositivos dos alunos.

A Apple também publicou um guia em PDF (em inglês) para professores que querem começar a utilizar o aplicativo.

Atualização II, por Rafael Fischmann · 27/03/2017 às 22:01

Todas as correções de segurança do iOS 10.3 estão neste artigo de suporte da Apple.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple atualiza suíte iWork (Pages, Numbers e Keynote) no iCloud.com com boas novidades [atualizado: versões para iOS e macOS também!]

Próx. Post

Saiu o watchOS 3.2! Saiba o que mudou e como instalá-lo no seu Apple Watch

Posts Relacionados