Atenção, fãs de emojis! O Google anunciou hoje a chegada de uma série de novidades ao Meet, o serviço de videoconferências da empresa. Entre as adições, está possibilidade de reagir de forma divertida aos acontecimentos de uma chamada com as famosas carinhas e símbolos.
A novidade, segundo a empresa, chegará em abril e poderá ser acessada através de um novo botão na interface principal do serviço, próximo do botão de desligar a chamada. Ao clicar na nova opção, o usuário poderá escolher um entre seis emojis predeterminados pela plataforma.
Embora seja algo relativamente simples, a novidade pode ajudar pessoas a se expressarem melhor sobre alguma fala sem necessariamente abrir o microfone, por exemplo. As reações escolhidas são exibidas nas respectivas miniaturas dos participantes, como é possível ver no GIF abaixo.
A segunda novidade anunciada é especialmente bem-vinda para usuários que gostam de continuar trabalhando em algo mesmo durante uma chamada. Trata-se do novo modo de Picture-in-Picture (PiP) para a versão web do serviço, o qual cria uma janela avulsa que pode ser reposicionada em qualquer lugar da tela.
Tal como no caso das reações, o PiP pode ser ativado pelos botões de controle da chamada localizados na parte inferior — ou, mais especificamente, na opção marcada com “…”. O recurso será exclusivo, pelo menos por ora, para usuários do Google Chrome.
E vamos de mais novidades: a integração do Meet com outros serviços do Google Workspace, como o Documentos, o Planilhas e o Apresentações. Agora, é possível entrar em chamada direto desses apps e acompanhar a conversa por uma nova coluna posicionada no lado esquerdo da página.
Tanto as reações quanto o PiP, segundo o Google, deverão chegar ao Meet ainda em abril, enquanto a integração do serviço de videoconferências com outros aplicativos será disponibilizada “nas próximas semanas”.
O Google também aproveitou para anunciar que finalmente permitirá transmitir chamadas do Meet ao vivo diretamente no YouTube. Segundo a empresa, a opção será exclusiva de assinantes dos planos Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus e Teaching & Learning Upgrade, do Google Workspace — e chegará “nos próximos meses”.
Por fim, a empresa prometeu adicionar criptografia de ponta a ponta nas chamadas para todos os planos do Workspace em breve. Clientes corporativos, entretanto, poderão criar e gerenciar chaves de criptografia a partir de maio.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via The Verge