Se você assina algum aplicativo para iPhone ou iPad diretamente pelo sistema da Apple (ou seja, por meio da App Store), sabe o quão fácil e rápido é esse processo. Com alguns poucos toques, você pode conferir o preço, fazer uma assinatura e, caso mude de ideia, cancelá-la sem precisar entrar em contato com uma central telefônica ou o suporte de uma empresa.
Normalmente, quando o aplicativo precisa fazer alguma mudança no preço, o cliente precisa aceitar isso antes da próxima cobrança com o novo valor ser feita — caso ele não autorize, a assinatura é cancelada. Isso, de acordo com as regras da App Store, precisa ser mostrado em um aviso dentro do app do desenvolvedor.
Porém, a Apple parece testando a possibilidade de os desenvolvedores realizarem essa cobrança de forma automática, apenas mostrando um aviso ao cliente com o novo preço, um botão de “OK” e um link para revisar a sua assinatura, caso queira cancelá-la.
Tal teste foi descoberto pelo cofundador do famoso aplicativo de escrita Ulysses, Max Seelemann, no caso do Disney+ (que sofreu um aumento de preço em alguns países):
Esse comportamento é novo para todos ou exclusivo do Disney+?
Depois de ter recebido um email com essas mesmas informações, Seeleman começou a acreditar que esse novo preço entraria em vigor mesmo que ele ignorasse essa mensagem e não tocasse nesse botão de “OK”.
Em contato com o TechCrunch, a Apple confirmou que um teste realmente está em andamento:
Estamos testando um novo recurso que planejamos lançar muito em breve. O piloto abrange desenvolvedores em várias categorias de aplicativos, tamanhos de organizações e regiões para ajudar a testar um aprimoramento futuro que acreditamos ser ótimo para desenvolvedores e usuários, e teremos mais detalhes para compartilhar nas próximas semanas.
Isso, é claro, pode abrir um precedente perigoso, já que muitos aplicativos podem simplesmente decidir aumentar os seus preços sem que você note de forma muito explícita essa mudança.
A Apple não forneceu mais detalhes sobre o teste, como quais outras empresas fazem parte dele, mas é bom ficarmos de olho. Será que a empresa planeja abordar isso na WWDC22?
via 9to5Mac