O melhor pedaço da Maçã.

O que significa o aviso de acesso à rede local do iPhone?

Se você já usou algum aplicativo de streaming de vídeos ou mesmo outros apps no iPhone/iPad, deve ter se deparado com um aviso na primeira vez em que abriu tal aplicativo.

Publicidade

Falo do alerta que pede para você conceder acesso para que o aplicativo em questão faça uma busca e se conecte a dispositivos na sua rede local.

Mas o que seria exatamente isso? É o que explicaremos a seguir.

O que significa conceder acesso à rede local

Esse alerta (“App” deseja buscar e conectar a dispositivos na sua rede local) nada mais é do que um aviso relacionado à privacidade do iPhone e do aplicativo em si.

Publicidade

A “Rede Local” chegou junto ao iOS/iPadOS 14 e, ao conceder o acesso a ela, esses aplicativos poderão determinar quando e em quais redes você se conecta, bem como se conectar a outros dispositivos que fazem parte dela.

Dependendo do aplicativo, é possível que o desenvolvedor explique o motivo pelo qual precisa que você conceda esse acesso (como o exemplo acima, do Google Home).

Caso você use um Chromecast, alguns roteadores ou outro aparelho que se conecte à sua rede, por exemplo, será preciso permitir o acesso para que ele possa ser identificado pelo iPhone/iPad e funcione da maneira correta.

Publicidade

Em apps (como o Google Home), o pedido faz bastante sentido. Em outros (como de bancos, por exemplo), não existe uma motivo muito claro para isso — quem sabe tais apps podem usar esse recurso para coletar dados na sua rede, como por exemplo detectar quais dispositivos inteligentes você tem em casa e usar essas informações para ajustar um perfil de publicidade sobre você.

Então, cabe a você determinar se quer ou não dar esse acesso aos apps — monitorando, é claro, se a não permissão pode quebrar seu funcionamento.

E se eu mudar de ideia?

A qualquer momento, você pode mudar de ideia e conceder/revogar o acesso à rede local nos aplicativos que tiver instalado no iPhone/iPad, assim como outros recursos do sistema — como acesso à câmera e ao microfone, por exemplo.

Para isso, vá em Ajustes » Privacidade » Rede Local e escolha quais aplicativos quer permitir ou não o acesso.

via How-To Geek

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como converter uma foto em PDF usando o app Pré-Visualização [Mac]

Próx. Post

Campanha (PRODUCT)RED continuará focada na COVID-19 até o fim do ano

Posts Relacionados