Apesar do seu design reutilizado e da sua tela já um tanto ultrapassada, o iPhone SE de terceira geração ainda consegue competir com os principais smartphones do mercado em algumas categorias, e isso não se limita apenas ao poderoso chip A15 Bionic (o mesmo dos iPhones 13) que alimenta o aparelho.
Pelo menos é isso que indica o mais novo teste do DXOMARK, que recentemente colocou o smartphone de entrada da Maçã ao lado de competidores de peso para analisar a qualidade dos seus microfones e alto-falantes.
Vale lembrar que o iPhone SE traz um sistema de microfones embutidos e um conjunto de alto-falantes duplo compatível com tecnologias como Dolby Digital Plus — que, apesar de ser inferior ao encontrado em um iPhone 13 Pro Max, por exemplo, não deixa nada a desejar se comparado a outros aparelhos topos-de-linha, garantindo sua aprovação.
O quão bem o aparelho foi nos testes, portanto? Sem mais delongas, vamos à avaliação do DXOMARK.
Playback
Assim como seu antecessor, os alto-falantes do novo iPhone SE apresentaram um “bom desempenho de timbre” e uma “boa performance no volume máximo”, especialmente se comparado a competidores como o Google Pixel 6 e o Xiaomi 11T.
Os alto-falantes também se destacaram pela “pouca quantidade de artefatos” durante o playback, além apresentarem “boa performance dinâmica com ataques precisos”.
O DXOMARK, entretanto, apresentou duas desvantagens principais. A primeira delas diz respeito ao sistema estéreo do dispositivo que, por algum motivo, inverte a orientação do áudio durante a reprodução — problema que parece afetar toda a linha de iPhones. Além disso, o equilíbrio tonal do som parece sofrer com graves menos extensos.
Gravação de áudio
Os microfones do iPhone SE apresentaram um bom desempenho geral, com destaque especial para a gravação de vídeos (seja com a câmera frontal ou traseira) em testes que buscam simular situações de uso real.
O aparelho lida bem com obstruções como dedos tocando nos microfones e outras interferências, apresentando praticamente nenhum tipo de artefato nos áudios gravados. O aparelho também foi elogiado pelo bom balanço tonal das vozes e por seus agudos precisos.
Os microfones, contudo, ficaram para trás no que diz respeito à riqueza do graves — notavelmente menor do que o visto em seus competidores mais próximos. O iPhone SE também apresenta um volume baixo em relação à gravação de áudios pelo app Gravador.
Conclusão
Os alto-falantes do novo iPhone SE marcaram um total de 69 pontos, enquanto os microfones atingiram a marca dos 74 pontos. Esse desempenho foi o suficiente para colocar o mais novo smartphone da Maçã na 31ª posição do ranking global do site, empatado com aparelhos topos-de-linha como o Galaxy S21 e o Xiaomi 12 Pro, por exemplo.
Entre os aparelhos do ranking “high-end”, lista que inclui flagships e intermediários premium, o iPhone SE conseguiu ficar na 3ª posição, atrás apenas do Pixel 6 e do Mi 10S. Nada mau!
Preço parcelado: a partir de R$5.799,00 em até 12x
Cor: branco ou preto
Capacidade: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.