O melhor pedaço da Maçã.
Ícones de apps

Apple destaca desempenho de apps de terceiros na App Store

Em uma clara resposta aos incontáveis processos antitruste abertos contra a App Store nos últimos tempos, a Apple divulgou hoje uma nova pesquisa realizada pelo Analysis Group que destaca o bom desempenho de apps de terceiros em sua loja.

Publicidade

No comunicado publicado há pouco, a empresa enfatizou que 99,99% dos mais de 1,8 milhão de aplicativos em sua loja são desenvolvidos por terceiros, enquanto há apenas 60 aplicativos que são distribuídos pela própria empresa. Segundo a Apple, isso deixa claro “a amplitude de oportunidades para desenvolvedores e a ampla gama de opções disponíveis para consumidores em todo o mundo”.

Além de exaltar o crescimento da App Store desde seu lançamento, em 2008, a Maçã assume uma postura um tanto curiosa em seu texto ao exaltar o sucesso de serviços de terceiros como o Spotify, a Netflix e o Google Maps contra o desempenho de seus próprios produtos (Apple Music, Apple TV+ e Mapas).

Para isso, a Maçã citou uma pesquisa do Analysis Group [PDF] que aponta que a grande maioria dos usuários de iPhones costuma optar por soluções de outros desenvolvedores em vez dos próprios serviços da empresa — que, por acaso, são pré-instalados nos aparelhos. Para chegar a essa conclusão, o estudo avaliou o engajamento dos usuários com os principais apps da loja em vez de se ater ao número de downloads.

Além dos aplicativos de streaming e navegação supracitados, a pesquisa também ressaltou que os usuários costumam instalar múltiplos apps de outras categorias ao mesmo tempo, como mensageiros e serviços de notícias — o que evidenciaria a facilidade com que os usuários podem alternar entre serviços na App Store.

Publicidade

Alternativas de terceiros também figuram como as únicas opções de usuários em uma série de categorias, como apps de rede social, namoro, viagens e entrega de alimentos e bebidas.

Por fim, a Apple enfatizou que disponibiliza uma variedade de ferramentas como APIs1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. e outras tecnologias para que desenvolvedores possam oferecer serviços que aproveitem “o poder do aprendizado de máquina, da realidade aumentada e de outras tecnologias de ponta”.

Será que isso alterará alguma coisa aos olhares dos órgãos antitruste? Veremos.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App do HBO Max para Apple TVs terá experiência reconstruída

Próx. Post

Apple TV+: Ana Ayora estará na 3ª temporada de “Truth Be Told”

Posts Relacionados