Em uma nova reportagem sobre os planos da Apple para incluir monitores de pressão arterial no Apple Watch, o notável jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, fez algumas previsões sobre o que podemos esperar da próxima versão do watchOS — a qual será anunciada na WWDC22 e deverá chegar até o fim deste ano.
Vale notar que Gurman reiterou suas expectativas de a Apple lançar três novos modelos de Watches este ano, incluindo um modelo padrão do “Series 8”, uma nova versão do SE e um modelo de luxo com um chassi robusto para atletas. Além disso, ele mencionou que a Maçã está trabalhando para trazer conectividade via satélite para o Apple Watch — um recurso que poderá chegar já com os “iPhones 14” neste ano.
Sensor de pressão arterial e de glicemia
Sobre o famigerado recurso do relógio que possibilitaria medir a pressão arterial, Gurman foi categórico ao afirmar, no começo deste ano, que isso ainda estava distante de se tornar realidade. Hoje, ele explicou que a Maçã teve problemas durante o desenvolvimento do recurso, e que essa novidade “não chegará até 2024, no mínimo”.
A empresa tem equipes trabalhando em um sensor e software atualizados para o Apple Watch que determinariam se um usuário tem pressão alta, mas a precisão tem sido um desafio durante os testes, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas. O recurso foi planejado por pelo menos quatro anos, mas provavelmente está a dois anos de chegar ao mercado e poderá avançar para 2025.
Segundo Gurman, a abordagem planejada pela Apple não informará aos usuários suas leituras sistólicas e diastólicas específicas — os números usados para avaliar a pressão arterial —, mas avisará que eles podem ter hipertensão, indicando a visita a um profissional ou a medição a partir de um verificador de pressão arterial padrão.
Ainda de acordo com ele, a Maçã também tem equipes trabalhando para adicionar um sensor não invasivo de glicose no sangue ao Apple Watch — no entanto, esse recurso está ainda mais distante do que a opção para medir a pressão, e ainda não recebeu uma previsão de lançamento.
Novos recursos do watchOS 9
Comentando possíveis recursos que poderão chegar à próxima versão do watchOS, Gurman disse que o software apresentará um novo modo de Reserva de Energia que permitirá abrir apps e executar ações sem consumir uma quantidade significativa de bateria — diferentemente da versão atual, na qual só é possível ver as horas.
Há, ainda, expectativas de que a Apple adicione novos exercícios a serem monitorados e implante novas métricas rastreáveis durante um treino, além de expandir a funcionalidade de rastreamento de sono.
Além disso, são esperados novos recursos de saúde para mulheres, bem como um relatório mais refinado sobre fibrilação atrial. Também poderemos ver o tão esperado lançamento do aplicativo de lembretes para remédios, um recurso que a Bloomberg relata o desenvolvimento desde 2019.
Por fim, a reportagem também indica que a Apple está preparando um banho de loja para seus mostradores nativos, a fim de ajustar as opções mais antigas aos modelos mais novos.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-SE-44mm-2-geracao,3699.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartwatches/Apple-Watch-SE-40mm-2-geracao,3299.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.